(ufpb 2009)(adaptado) em 1517, o monge martinho lutero divulgo...

(ufpb 2009)(adaptado) em 1517, o monge martinho lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela igreja. esse fato marcou o início da reforma protestante. quanto às características da reforma protestante, assinale as alternativas verdadeiras.1) lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à roma. com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do papa.2) lutero considerava que a relação entre o cristão e deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. segundo essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a bíblia, o que se confrontava com o dogma de roma, afirmativo da autoridade exclusiva da igreja na interpretação dos textos sagrados.4) a salvação do crente, para lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos santos. com isso, lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a igreja.8) as teses de lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela europa. uma trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a paz de augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.

1 Resposta

Ver resposta
Dianadudahelb

1) Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.

Falso. Essa não era uma pauta de Lutero, e não foi motivo para o apoio dele diante dos príncipes.


2) Lutero considerava que a relação entre o cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segundo essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava com o dogma de Roma, afirmativo da autoridade exclusiva da Igreja na interpretação dos textos sagrados.

Correto. Em sua leitura teológica da Bíblia, Lutero considerava que era necessário que cada um pudesse interpretar a palavra de Deus por si, e assim, sem intermédio, se relacionar com o Altíssimo.


4) A salvação do crente, para Lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos santos. Com isso, Lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a Igreja.

Correto. Ao contrário do que se pregava na Igreja católica, de que seria necessário a realização de determinadas atitudes de caridade para a salvação ser garantida, para Lutero, ela advinha da fé.


8) As teses de Lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.

Falso. De fato diversos conflitos ocorreram na Europa por conta da religião e a Paz de Ausburgo garantiu, ao menos formalmente, certa paz na região do Sacro Império Romano-Germânico. Todavia, não haviam eleições livres para a escolha da religião, ela deveria ser seguida de acordo com o rei.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação