Texto I Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como...

Texto I Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios
interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós
mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido
pelo debate antes de chegar a hora da ação.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).
Texto II
“República é um conceito romano, como democracia é um termo grego. Vem de res publica, coisa pública.
Surgiu em Roma substituindo a monarquia, mas monarquia e república não se definem pelo mesmo
critério. Monarquia se define por quem manda: significa o poder (arquia) de um (mono) só. Já a palavra
república não indica quem manda, e sim para que manda. O poder aqui está a serviço do bem comum,
da coisa coletiva ou pública. Ao contrário de outros regimes, e em especial da monarquia, na república
não se busca vantagem de um ou de poucos, mas a do coletivo.”
RIBEIRO, Renato Janine. A república. São Paulo: Publifolha, 2001, p. 18.
Diferencie a democracia ateniense e a república romana com relação aos critérios de cidadania.

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