Qual a realidade urbana do rio de janeiro no inicio da seculo...

Qual a realidade urbana do rio de janeiro no inicio da seculo xx?

1 Resposta

Ver resposta
Marcellepaio

resposta:

segue

Explicação:

O Rio de Janeiro ao chegar ao início do Século XX tinha a aparência de uma cidade colonial com ruas estreitas e mal traçadas, com construções que vinham do perído colonial, primeiro e segundo reinado. Para alguns estas velhas construções de telha canal e clarabóias, com sótãos e porões eram simbolo de atraso.

Vielas estreitas, pouco iluminadas, e as construções com porões cheios de ratos e insetos assombravam a idéia de progresso associadas às doenças e epidemias da época, como a varíola, tuberculose, a peste bubônica e as epidemias de febre amarela que infringiam perdas anuais à população.

A situação política da nascente República, logo depois da queda do Império não permitia de modo algum aos primeiros que governaram implementarem melhorias à capital do pais.

Floriano Peixoto e Prudente de Morais tiveram que se ocupar com muitas revoltas, principalmente com a Revolta da Armada (Revolta da Marinha), e nada puderam fazer.

Ao Presidente Campos Sales que os sucedeu coube a missão de recuperar o pais finânceiramente, infringindo uma dura e rígida política econômica.

Esta recuperação finânceira conseguida por Campos Sales permitiu que seu sucessor, Rodrigues Alves (1902-1906) pudesse implementar grandes reformas urbanisticas.

Espero ter ajudado

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação