quais são os sujeitos históricos envolvidos nós históric

quais são os sujeitos históricos envolvidos nós históricos da proclamação da República?E como eles eram,quais as suas características?
(É pra um trabalho<( ̄︶ ̄)↗)​

1 Resposta

Ver resposta
Estelabarreto Jade

Republicanos: O movimento republicano ocorreu em várias províncias do país, tinham como objetivo criar um clima favorável ao ideal republicano, destituindo o poder imperial para construção do que eles consideravam ser a solução para os problemas do país. Entretanto, criou forças após os militares e grandes oligarcas brasileiros aderirem ao moviemento, por se sentirem excluídos e prejudicados pelo imperador brasileiro.

  • Nessa época, os mais expressivos partidários do republicanismo se dividiam em três alas diferentes: militares positivistas, evolucionistas e revolucionários. Os militares positivistas acreditavam que a República seria um passo modernizante à vida política do país na medida em que o novo governo fosse conduzido por uma estrutura de poder centralizada nas mãos dos militares.
  • Em contrapartida, os chamados evolucionistas, apoiados pelos cafeicultores paulistas, esperavam que o regime republicano instaurasse maiores liberdades políticas e não que o mesmo não fosse criado por meio de grandes agitações. Por fim, manifestando uma ala republicana minoritária, os revolucionários esperavam que o novo regime fosse inspirado na Primeira República Francesa (1792 - 1794), onde os populares tinham significativa participação.

Monarquistas: Aliados ao sistema imperialístico brasileiro, os mornaquistas eram o principal grupo apoiados do Imperador Dom Pedro II do Brasil, foram contra o golpe republicano e defendiam veementemente os sistema dos 4 poderes que eram o Moderador, executivo, legislativo e judiciário.

Igreja Católica: Grupo religioso que se baseava na crença da humanidade através da única e verdadeira fé o 'catolicismo', sendo de grande importância para a proclamação da república no Brasil, pois após a  Questão Religiosa no Brasil que envolveu os Maçons e a Igreja católica brasileira, o relacionamento entre o Imperador que era da maçonaria e a igreja acabou prejudicando a sua imagem e enfraquecendo o seu poder político.

Militares: A insatisfação dos militares está diretamente relacionada com a profissionalização da corporação. Depois disso, eles começaram a exigir melhorias em sua carreira como reconhecimento aos serviços prestados no Paraguai. As principais exigências eram melhorias salariais e no sistema de promoção.

Outra forte insatisfação tem relação com o envolvimento do Exército brasileiro com a política. Os militares entendiam-se como tutores do Estado brasileiro e, por isso, queriam ter o direito de manifestar suas opiniões políticas publicamente. Um caso simbólico aconteceu em 1884, quando o oficial Sena Madureira foi punido por mostrar apoio aos abolicionistas do Ceará.

A monarquia também procurou censurar os militares, proibindo que eles manifestassem suas opiniões em jornais e nas corporações militares. Havia também exigências entre os militares para que o Brasil se convertesse em um país laico. Internamente, as insatisfações militares se reuniram ao redor da ideologia positivista.

A partir do positivismo, os militares passaram a reivindicar a ideia de que a modernização que o Brasil necessitava se daria por meio de um governo republicano ditatorial. Assim, eles acreditavam que era necessário escolher um governante que fosse conduzir o país no caminho da modernização e, se necessário, esse governante poderia se afastar das vontades populares.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação