Quais foram as causas da revolta da vacina, da revolta da chib...

Quais foram as causas da revolta da vacina, da revolta da chibatada e da revolta do me ajudemm pfv

1 Resposta

Ver resposta
janicescheiman

A revolta da vacina ocorreu no início da república, onde foi espalhado um boato de que a vacina contra a varíola continha não a cura, mas sim um outro vírus que iria infecta-los (E sim, existia um vírus dentro dessa vacina, porém, eles estavam atenuados, ou seja, não produziam a doença). Como as pessoas eram desinformadas, tinham medo de deixar aplicarem essa tal vacina realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, evitando a entrada dos médicos em suas casas, até, as vezes, agindo com violência.

A revolta da chibatada, também ocorrida no período da república, foi dada pelos marinheiros, que sofriam com as chibatadas que levavam por punição (Lembrando que foi de caráter social). Tudo começou quando um rapaz chamado Marcelino Rodrigues foi castigado com mais de 200 chibatadas, por ferir um amigo da marinha, após isso, os marinheiros resolveram fazer um motim, sendo este liderado por João Cândido, para matarem o comandante e mais outros oficiais. Como reivindicação, João pediu para pararem com as punições e liberarem todos da revolta, caso contrário iriam destruir a cidade do Rio de Janeiro. O então presidente Hermes da Fonseca
aceitou e libertou todos, porém, após entregarem as armas e equipamentos de defesa, foram surpreendidos por soldados, que prenderam alguns participantes. Após isso, os marinheiros voltaram com as revoltas, mas desta segunda vez, foram totalmente repreendidos pelo governo, sendo preso João Cândido, e a morte de outros, dando fim a revolta.

Já a Revolta do Contestado foi envolvida com os camponeses, especificamente na área sul, que estavam indignados com a construção da estrada que pegava São Paulo e Rio Grande do Sul, comandada pelos coronéis. Com isso, vários camponeses tiveram que ser expulsos de suas moradias e perdendo suas terras, causando um vasto desemprego e fome na parte humilde. Além disso, após o termino da estrada de ferro, os operários que ajudaram, foram dispensado sem um bom salário, ficando então desempregados e fazendo parte do mesmo grupo de camponeses. Ficaram revoltosos com essas situação e foram contra o governo, junto com José Maria, que era um "Líder Religioso" onde encantava os camponeses com sua palavra e faziam com que lhe seguissem, tendo mais e mais seguidores, deixando então os coronéis preocupados. (É bem parecida com a guerra de Canudos)

Obs.: Como você quis um resumo das causas, tentei ser breve, mas caso tenha mais alguma dúvida, pode perguntar. ;)

 ​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação