Pesquise sobre mulheres que participaram de acontecimentos pol...

Pesquise sobre mulheres que participaram de acontecimentos políticos e históricos no Brasil. Escreva um pequeno texto relatando o papel exercido por essas mulheres e as conquistas alcançadas por elas.

1 Resposta

Ver resposta
Ruiva

Explicação:

elas lideraram o movimento revulucionario em varios âmbitos desde o voto até os metodos contraceptivos em todo dia 8 de Março as mulheres a cordam com alguma certeza que reberam algum mimo ou coisa assim

no entanto a igualdade de oportunidade ente homens e mulheres ainda esya longe do ideal diz que a equipacao de salario so deve acontecer daqui ha 87 anos para as mulheres e ja para os homens que execultam amesma função No mundo, o movimento feminista surgiu como uma forma de reivindicar o acesso à educação e muitos outros direitos básicos. As origens do movimento estão atreladas aos acontecimentos da década de 1960. Nesta época, com o surgimento da pílula anticoncepcional, as mulheres conquistaram maior autonômia sexual. Escritoras como Simone de Beauvoir e Betty Friedan ganharam espaço por buscarem desconstruir o papel então convencionado para a mulher na sociedade.

Um caso emblemático desse período aconteceu no dia 7 de setembro de 1968, quando centenas de mulheres de vários partes dos Estados Unidos saíram às ruas de Atlantic City e protestaram contra os estereótipos femininos e a "ditadura da beleza". A ideia era fazer uma queima coletiva de sutiãs. No entanto, o plano não foi concretizado.

Um dos objetivos da história é estudar a ação dos seres humanos no tempo. Inclusive ao longo do tempo, várias formas de se escrever a história foram desenvolvidas, sendo que até o final do século XIX predominava o estudo de grandes personalidades e de também de grandes feitos políticos e militares. Esta forma de se estudar a História relegou um lugar secundário, quando não inexistente, à história das mulheres no tempo.

As explicações podem estar relacionadas ao fato de que a preponderância e dominação masculina foram instituídas, ao menos nas sociedades ocidentais, desde os primórdios da civilização grega. Esta situação levou a uma dupla situação: eram os homens que conduziam predominantemente as ações políticas e militares; ao mesmo tempo em que eram os historiadores do sexo masculino que escreviam a história destas ações. A consequência foi uma subalternidade das mulheres nos domínios políticos e militares públicos (já que no âmbito doméstico a situação era um pouco distinta) e também como objeto de estudo historiográfico.A historiografia acompanha também estas mudanças sociais, refletindo de uma forma peculiar as lutas sociais no ambiente acadêmico. A partir da década de 1960, passou a surgir uma “História das mulheres”, com o objetivo de se constituir um campo específico do conhecimento historiográfico. Segundo Louise Tilly, o objetivo seria complementar a proposta de Marc Bloch sobre a definição de história: de “ciência dos homens no tempo” para a “ciência das mulheres no tempo”[1].

O objetivo deste canal na seção de História Geral, do site Mundo Educação, é trabalhar alguns destes temas apresentados pela história das mulheres, tratando tanto da vida cotidiana e anônima da imensa maioria das mulheres quanto de algumas figuras de maior vulto que, pelas posições de destaque que alcançaram na história, possibilitam algumas interpretações sobre as alterações nas relações entre homens e mulheres no tempo

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação