os espanhóis iniciaram a conquista das terras Americanas pela...
1 Resposta
A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.
Com a chegada dos espanhóis em 1492, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, conhecidos também como os reis católicos, fizeram uso da sua influência – conquistada após anos de lutas contra os muçulmanos da Península Ibérica – com a Igreja Católica e, assim, surgiu o Tratado de Tordesilhas, de 1494. O aval da Igreja Católica durante o século XV era extremamente importante porque as decisões decretadas pelo Papa estavam acima das decisões dos reis. O Tratado estipulou uma linha imaginária sobre a América. Assim, as terras descobertas a oeste da linha foram nomeadas como posse da Espanha e as terras descobertas a leste foram nomeadas como posse de Portugal.
Nas terras que foram consideradas espanholas pela Igreja, estavam duas grandes civilizações: astecas e incas. Essas civilizações eram conhecidas pelo avançado estilo de vida, possuindo um largo conhecimento sobre inúmeros assuntos, além de possuírem grandes construções e formarem sociedades extremamente complexas e organizadas.A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.
O objetivo inicial de Colombro era alcançar a Ásia – chamada de “Índias” –, entretanto, a expedição de Colombo resultou na chegada dos europeus ao continente americano e iniciou o processo de ocupação e colonização.Os espanhóis iniciaram a conquista das terras americanas pelas ilhas do Caribe, as quais deram os nomes de São Salvador e Hispaniola. Acerca deste período, assinale a alternativa incorreta: * Observando os enfeites usados pelos indígenas que ali viviam, os espanhóis concluíram que havia ouro no local. Os indígenas estranharam aqueles homens brancos, com roupas e armas de ferro. Os espanhóis não tiveram ajuda de nenhum grupo indígena para dominar o Império Asteca. Cortez e seus soldados conquistaram Tenochtitlán, a capital do Império Asteca. 2. A busca por riquezas e poder animou Francisco Pizarro, a organizar uma expedição com objetivo de conquista. Seu alvo é o Império Inca. Sobre esta temática, identifique a alternativa incorreta: * Acompanhado de apenas 180 homens, Pizarro partiu para o Panamá e chegou à cidade inca de Tumbez. Os incas não resistiram as investidas dos espanhóis e entregaram a eles o domínio de suas terras. Os incas não se deram por vencidos e abriram luta de vida ou morte contra os espanhóis. A resistência dos incas ao domínio espanhol também pode ser vista no culto de suas religiosidades. 3. Cortez chegou ao México com apenas 508 homens e Pizarro entrou no Peru com 180 homens. Mesmo com um número tão pequeno de homens conseguiram vencer milhões de nativos que ocupavam estas terras. Neste contexto, assinale a alternativa que não condiz com estes cenário de domínio. * As doenças trazidas pelos europeus como (Sarampo, Gripe e Varíola) mataram mais nativos do que as próprias armas de fogo.
Explicação:
resposta foi grande eu sei mais daí você conseguirá as respostas Espero ter te ajudado!!
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.