Oque foi a imigração da expansão dos estados unidos

Oque foi a imigração da expansão dos estados unidos

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

1 resposta · História
Melhor resposta
A expansão territorial e a consolidação dos EUA (século XIX)
Com a organização da República, os Estados Unidos iniciaram sua expansão territorial ainda no século XVIII. A jovem nação tornou-se um pólo atrativo para a imigração européia, pois viveu em amplo desenvolvimento econômico.
A imigração foi um dos principais fatores da expansão territorial dos Estados Unidos. Comprimidos entre os Montes Apalaches e o Oceano Atlântico, contando com a chegada sistemática de novos habitantes, era necessário buscar novas fronteiras. Estas se encontravam a Oeste e eram formadas por terras ocupadas pela população indígena.
Os conflitos napoleônicos do início do século XIX beneficiaram o comércio externo norte-americano. A Inglaterra não enxergou com bons olhos o crescimento comercial dos Estados Unidos e a aproximação destes com a França Napoleônica. Entre 1812 e 1814, ocorreu um novo conflito armado entre Estados Unidos e Inglaterra, que foi denominado de a Segunda Guerra de Independência.
O conflito não teve conseqüências sérias e terminou com a assinatura de um tratado de paz (Paz Eterna de Gand), mas serviu para despertar o sentimento nacionalista. A necessidade de manutenção da unidade nacional e territorial e as constantes ameaças de uma recolonização, ou mesmo de uma intervenção armada por parte das potências européias, desenvolveu o pensamento isolacionista norte-americano. Em 1823 era divulgada a Doutrina Monroe, determinando que os Estados Unidos não iriam se envolver nos assuntos internos da Europa mas, em contrapartida, não aceitariam a intervenção dos europeus nos assuntos americanos. O lema dessa política era “América para os americanos”.
No início do século XIX os Estados Unidos se lançaram na Marcha para o Oeste, comprando ou anexando territórios e ampliando sua extensão geográfica. Durante esse processo ocorreu uma verdadeira guerra entre norte-americanos e índios, que resultou no genocídio das populações nativas e na ocupação de suas terras pelos colonos.
A partir da costa do Atlântico, a expansão territorial atingiu a costa do Pacífico em 1846, fazendo o novo país atingir dimensões continentais. Observe as etapas dessa expansão:
· 1803 – A Lousiania é comprada de Napoleão Bonaparte;
· 1819 – A Flórida é adquirida junto à Espanha;
· 1846 – Anexação do Oregon. Chegada ao litoral do Pacífico;
· 1848 – Numa guerra contra o México, os Estados Unidos incorporam dois milhões de quilômetros quadrados, atingindo o Pacífico. Pelo tratado de Guadalupe-Hidalgo foram anexadas Texas, Califórnia, Novo México, Utah, Nevada e Arizona; “Pobre México: tão longe de Deus, tão próximo dos Estados Unidos!”.
· 1867 – O Alasca é comprado da Rússia;
· 1896 – O Havaí é invadido e anexado.
A expansão foi justificada pela Doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual “os norte-americanos foram escolhidos por Deus para liderar a América e o mundo”.
O caráter capitalista da expansão era claro e a partir da Florida foi possível alcançar a América Latina e, através do Pacífico, os mercados orientais da China e do Japão.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação