Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e ani...

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animados/as para aprenderem um pouco mais. Hoje começaremos nossa jornada por uma das práticas mais conhecidas em todo o mundo, os esportes. História do Esporte moderno e contemporâneo Em suma, os esportes que conhecemos nos dias atuais possuem fortes influências nos princípios e configurações do processo de esportivização dos jogos populares que ocorriam na Inglaterra no século XVIII. Nesse período, um educador chamado Thomas Arnold, ao dirigir o colégio Rugby, na Inglaterra (1828-1842), incorporou atividades físicas praticadas pela burguesia e aristocracia inglesa ao processo educativo. Nesse processo, Arnold oportunizou aos seus alunos dirigir jogos vivenciados nas aulas, construindo regras e códigos próprios. Essas práticas se expandiram pela Inglaterra e com o passar do tempo foram criadas ligas e clubes esportivos, principalmente por ex-alunos de escolas públicas que possuíam a finalidade de regular e normalizar as práticas. Com o passar do tempo muitos países da europa começaram a observar e incorporar tais atividades, criando assim o que entendemos hoje como esporte moderno. Se antes o esporte era restrito apenas a uma parcela da população, ao longo do século XX se tornou acessível às massas. Além do aumento das possibilidades de prática passou a sofrer um processo de mercantilização adquirindo status de espetáculo, seja para uso político ou comercial e nessa perspectiva surge o esporte contemporâneo, uma evolução do esporte moderno. O conceito de esporte sempre esteve ligado à competição e alto rendimento, às práticas corporais institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais, instruídas por federações. Já em 1964 o inglês Philiph Noel-Baker assinou o manifesto do esporte; esse documento reconheceu pela primeira vez outras manifestações esportivas além do esporte de rendimento, admitindo a existência do esporte escolar e de um esporte do homem comum. Mas foi em 1978 que o esporte ampliou o seu conceito, com a publicação pela UNESCO da Carta Internacional de Educação Física e Esporte, que em seu primeiro artigo estabelecia que a atividade física ou prática esportiva era um direito de todos/as, assim como a educação e a saúde. Após a publicação desse documento, omundo passa a aceitar um novo conceito de esporte, o que possibilitou até a inclusão do tema em textos constitucionais, como aconteceu aqui no Brasil; na Constituição de 1988, o artigo 217 diz que: “É dever do estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um…” Assim o esporte pode ser entendido pela suas três manifestações: o esporte-educação, o esporte-lazer e o esporte de desempenho, representando assim as dimensões sociais do esporte.01Após ler o texto, responda às seguintes questões: Como surgiu o esporte moderno?

01 Ao longo do Século XX o esporte sofreu algumas transformações, quais foram as principais e como ele passa a ser chamado? Quais jogos você pratica ou conhece? E quais esportes você pratica ou conhece? *

01 faça mais pesquisas sobre o surgimento e a história dos esportes, *

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

01. Aalternativa I está correta.
02. Presençade entidades oficiais, presença de aspectos técnicos, Aprendizagem formal,regras padronizadas.
03. Quanto aotipo de atividade, quanto as condições e quanto a orientação subjetiva dossujeitos envolvidos.
04. Processoque é mensurada a condição de cooperação dos indivíduos participantes deatividade física, com regras e condições padronizadas··Processo que normatiza aprática do esporte.
05. Politica.
06. Se existe ou não relação com os adversários.
07. O esporte Natação é considerado pelo autor como umamodalidade sem interação com o adversário.
08. Marca.
09. Basquetebol, Voleibol e Tênis.
10. GinásticaArtistica.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação