O Renascimento tem sido revisitado por muitos historiadores qu...

O Renascimento tem sido revisitado por muitos historiadores quanto ao seu contexto histórico e à multiplicidades de características. Sobre essa temática, assinale o item incorreto. *20 pontos
a. A fonte 2 apresenta uma análise revisitada do conceito de Renascimento. Nela, o historiador Huizinga aponta as imprecisões temporais do movimento. Para Huizinga, o Renascimento não foi um ponto de rompimento com o período medieval, pelo contrário, dialoga com esses dois mundos.
b. A criação de Adão, no teto da Capela Sistina, obra do pintor Michelangelo, faz referência à proposta artística humanista ao detalhar as expressões e formas humanas.
c. Na interpretação tradicional de Renascimento esse evento histórico-cultural foi marcado pelas mudanças de valores em relação ao medievo, em um contexto de Ascenção de novos grupos sociais, a burguesia.
d. Como em toda construção histórica, devemos compreender o Renascimento em um processo de rupturas, continuidades e permanências, questionando assim as estruturas cronológicas que limitam a nossa compreensão de mundo.
e. Humanismo é apresentado como uma das características do Renascimento. Esse foi um movimento fortemente marcado por valores e concepções religiosas.

1 Resposta

Ver resposta
Ferkaso

(Pólis)

Explicação:

A Grécia chamava suas Cidades-estado de Pólis, no plural (Poleis) definindo um modo de vida urbano que seria a base da Civilização Ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal político". Essa comunidade organizada, é formada pelos cidadãos (no grego: Polítikoi), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livre e iguais.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação