O mito das três raças fez parte da construção da escola e da i...

O mito das três raças fez parte da construção da escola e da identidade brasileiras. O próprio mito da democracia racial provocou uma sensação de um passado escravista sem conflitos, de negação das desigualdades raciais e de um enfrentamento às políticas afirmativas. Nos últimos anos, mesmo antes da Lei 10.639/03, diversos documentos do MEC, como os PCNs e os currículos, tentaram promover a ideia de pluralidade cultural e racial no país, criticando exatamente o papel homogeneizador dessa formulação. MATTOS, Hebe et al. Personagens negros e livros didáticos. In: ROCHA, Helenice et al. A História na escola. Rio de Janeiro: FGV, 2009. P. 309.

Sobre as políticas afirmativas na escola, é possivel afirmar:

1. Em cumprimento aos PCNs, as escolas passaram a negar as discussões sobre o sistema escravista, e suas conexões com o tráfico Atlântico. A pós-emancipação também recebeu o mesmo tratamento, já que a política inclusiva preza pela neutralidade nas discussões sobre racismo.

2. As conexões entre PCNs e os currículos tendem a construir uma nova relação educacional, discordando dos livros didáticos, cujo autores insistem em não abordar as questões de igualdade racial.

3. Todos os livros didáticos passaram a acompanhar a perspectiva da pluralidade cultural, considerando a diversidade da formação social e histórica do Brasil, abordando as diferenças culturais dos povos indígenas a partir da relação passado e presente.

4. Ao analisar a relação livro didático, PCNs e Diretrizes sobre a questão da pluralidade histórica e cultural, o professor deve observar o que na prática é aplicado em sala de aula, dando ênfase em questões relacionadas à realidade local, em detrimento da realidade nacional

5. A partir das discussões sobre o “mito da democracia racial”, grupos antes considerados à margem do contexto histórico-cultural, passaram a fazer parte das políticas de inclusão, exemplificada pela inserção de temas como História da África e História Indígena nos diferentes níveis de ensino.

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Viniciuslopes Rute

Resposta:5. A partir das discussões sobre o “mito da democracia racial”, grupos antes considerados à margem do contexto histórico-cultural, passaram a fazer parte das políticas de inclusão, exemplificada pela inserção de temas como História da África e História Indígena nos diferentes níveis de ensino.

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