O café foi o principal produto da economia brasileira ao longo...

O café foi o principal produto da economia brasileira ao longo do Segundo
Reinado. Ele ingressou em nosso país por volta do ano de 1727, trazido por
Francisco de Melo Palheta.
A expansão da cafeicultura permitiu uma melhoria na economia brasileira,
que era muito valioso nos mercados internacionais, sobretudo Europa e EUA
(que se tornaria o maior consumidor do café brasileiro). Porém, a grande
concentração de rendas nas mãos dos cafeicultores trouxe dificuldades no
desenvolvimento de outros setores produtivos. Faça uma pesquisa sobre a origem do café, onde ele foi muito cultivado aqui e quem trabalhava na sua
produção.

1 Resposta

Ver resposta
César Gama


Não existem registros oficiais sobre a origem do café. Sabe-se, entretanto, que se trata de uma planta nativa das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária).

Uma das versões de como surgiu o café foi, que quando Kaldi levou as sementes ao Monge. O religioso, logo demonstrou curiosidade e decidiu preparar uma infusão com as plantas e frutos. Assim que consumiu o preparo, ele comprovou que as plantas causavam uma certa agitação. Considerando os efeitos positivos, o monge passou a consumir o preparo dos frutos avermelhados nas noites de reza.

Foram os árabes que perceberam o potencial do café. A torra surge no século XV e daí à infusão. O café atravessou o Mar Vermelho e, depois, irradiou-se pelo mundo inteiro, graças aos otomanos, a partir das montanhas de Anatólia, para o mundo Árabe.
_________________________
Já na Europa, mais tarde, tiveram a concorrência dos chás, vindos da China. Motivo: os ingleses, elegantes, renderam-se a fineza das mulheres, que preferiam o chá. Todavia, o café prosperou. Os italianos fizeram a arte e os franceses espalharam-na pelo mundo.

Com a disseminação dos cafés, o alcoolismo diminuiu. Até os corretores da Bolsa de Valores de Londres, frenéticos, possuíam um momento para “relaxar” tomando café.
_________________________
O Café nos tempos do Brasil Império

Em meados do século XVII o Brasil passava pela crise da economia açucareira e em meados do século XVIII era o ciclo do ouro que se esvaia. Nesse período, por volta de 1750, o café já era considerado uma especiaria entre os consumidores europeus e, mais tarde, ganharia o público dos Estados Unidos.

As primeiras mudas foram plantadas no Pará, e de lá o cultivo foi descendo pelo território brasileiro até chegar no Rio de Janeiro onde se desenvolveu o plantio sistemático em meados de 1760.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação