No texto a seguir, a jornalista Claúdia Trevisan, especialista...

No texto a seguir, a jornalista Claúdia Trevisan, especialista em temas culturais da China, mostra as relações que os chineses contemporâneos estabelecem com a história do país.Para muitos chineses, a meteórica ascensão que a china experimenta representa o retorno ao lugar que historicamente lhe pertenceu, do Império do Meio ou País do Centro.

A consciência de que fazem parte de um processo histórico longuíssimo e contínuo é outra das fortes caracteristica dos chineses. Há uma espécie de orgulho coletivo em relação á grandeza da cilvilzação milenar e o vínculo com o passado é estimulado pelo sistema de a. C. quando a china ainda não era unificada, aprende que seu país foi de origem de algumas das invenções mais importantes para a humanidade, como a pólvora, a bússolae o papel, e sabe o poder de uma população de 1,3 bilhão de pessoas.

Mas, acima de tudo, a ligação com o passado e a percepção da continuidade histórica são dadas pelas duas grandes tradições filosóficas do país, o confucionismo e o taioismo, cuja influência na concepção de mundo dos chineses sobreviveu ao longo dos séculos e se mantém até os dias de hoje...

A visão de mundo que se consolidou na China antes da era cristã sobreviveu a sucessivas quedas de dinastias, a períodos de desagregação do poder e invasões por povos considerados bárbaros. Nada abalou a cosmologia que coloca a China no centro do mundo em uma posição superior á dos demais reinos.

TREVISAN, Cláudia . Os chineses. Sp. 2009.

1. De acordo com o texto, como é a relação dos chineses com o passado de seu país?

2. Em sua opinião, como nós, brasileiros, lidamos com a nossa história?

0 Respostas

José Mendes está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação