No dia 14 de fevereiro, o presidente da República Federativa d...

No dia 14 de fevereiro, o presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro embarcou para uma viagem à Russia, em meio à crise com a Ucrânia, tendo como pano de fundo a OTAN.

Em meio às controvérsias de que o presidente deveria ou não realizar esta viagem para fortalecer as parcerias binacionais, dada a iminência de um conflito bélico, a presidência manteve este propósito argumentando ser importante pois a Russia é fornecedora de insumos para o setor agrícola (fertilizantes e defensivos agrícolas). De outro lado, os argumentos vão ao encontro dos cuidados diplomáticos necessários, para que o país não sirva e seja utilizado pelos propósitos bélicos presentes.

1 Resposta

Ver resposta
Luan Leitão

Resposta:

O principal ponto de atenção está no grupo de adubos e fertilizantes químicos, que responde por mais de 60% de tudo o que o Brasil importa da Rússia. O país europeu é o principal fornecedor destes insumos a todo o planeta.

Explicação:

Após o encontro entre os dois líderes, Bolsonaro disse que a oferta russa do produto será dobrada. Também foi firmado um compromisso de uma empresa da Rússia para reativar uma fábrica de fertilizantes em Mato Grosso do Sul.

“O Brasil é bastante dependente da Rússia no caso dos fertilizantes. É o nosso principal parceiro comercial, com 23% das importações. Mas não só o Brasil, todo o mundo depende da Rússia para a compra de fertilizantes”, detalha Bruno Fonseca, analista setorial para o mercado de insumos do Rabobank Brasil, especializado em mercado do agronegócio.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação