Me expliquem sobre os golpes militares em países da áfrica

Me expliquem sobre os golpes militares em países da áfrica

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

E-mail Orkut

Golpes de Estado praticados na África dede 1960

23 de dezembro de 2008 • 09h54 • atualizado às 10h19

Reduzir

Normal

Aumentar

Imprimir

Notícia

A seguir alguns golpes de Estado dos quais a África foi palco desde os anos 60.

- Fevereiro de 1966 - GANA: O exército derruba o presidente Kwane Nkrumah que realizava uma visita oficial a Pequim.

- Setembro de 1969 - LÍBIA: Um Conselho da Revolução proclama a República na ausência do rei Idriss, que estava recebendo tratamentos médicos na Turquia.

- Janeiro de 1971 - UGANDA: Idi Amín Dada aproveita a ausência do presidente Milton Obote para tomar o poder. O chefe de Estado de Uganda estava em Cingapura, após ter participado de uma conferência da Commonwealth.

- Julho de 1975 - NIGÉRIA: O exército derruba o general Yakabu Gowon. Gowon estava em Kampala para assistir à cúpula anual da Organização da Unidade Africana.

- Junho de 1977 - SEYCHELLES: O primeiro-ministro Albert René toma o poder aproveitando-se da visita do presidente James Mancham a Londres para uma conferência da Commonwealth.

- Setembro de 1979 - REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA: O imperador Bokassa, em visita oficial à Líbia, é derrubado. David Dacko, ex-presidente que havia sido deposto por Bokassa em 1966, retoma o poder e restabelece a República.

- Dezembro de 1984 - MAURITNIA: O tenente coronel Ould Haidalla, em visita ao Burundi para acompanhar a 11ª cúpula África-França, é destituído. O coronel Maauiya Ould Taya toma o poder.

- Abril de 1985 - SUDÃO: O presidente Gaafar Nimeiry, em visita oficial ao Egito, é derrubado pelo exército.

- Setembro de 1987 - BURUNDI: O coronel Jean-Baptiste Bagaza, que estava em Quebec acompanhando a cúpula de países francófonos, é derrubado pelo major Pierre Buyoya.

- Julho de 1994 - GMBIA: o presidente Dawda Jawara, no poder desde 1965, é derrubado por militares dirigidos por Jammeh.

- Agosto de 1995 - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Miguel Trovoada é derrubado pelos militares. Retoma o poder uma semana depois, após uma lei de anistia.

- Setembro de 1995 - COMORES: Mercenários dirigidos por Bob Denard derrubam o regime de Said Mohamed Djohar. Uma intervenção militar francesa põe fim ao golpe de Estado.

- Janeiro de 1996 - SERRA LEOA: Valentine Strasser é afastado pela junta que dirigia o país depois de quatro anos.

- Janeiro de 1996 - NIGÉRIA: Uma junta militar presidida pelo coronel Ibrahim Baré Ma¯nassara destitui o presidente Mahamane Ousmane.

- Julho de 1996 - BURUNDI: Um golpe de Estado leva ao poder Pierre Buyoya depois da destituição de Sylvestre Ntibantunganya.

- Maio de 1997 - ZAIRE: Laurent-Désiré Kabila, à cabeça de uma rebelião após oito meses, se autoproclama chefe de Estado. O Zaire, dirigido depois de 32 anos por Mobutu Sese Seko, se torna República Democrática do Congo. Em janeiro de 2001, Kabila é assassinado por um de seus seguranças. Seu filho, Joseph Kabila, o sucede.

- Maio de 1997 - SERRA LEOA: o presidente Ahmad Tejan Kabbah é derrubado por uma junta dirigida por Johnny Paul Koroma. É restabelecido em suas funções em 1998 depois de uma intervenção de uma força oeste-africana.

- Outubro de 1997 - CONGO-BRAZZAVILLE: Denis Sassou Nguesso (1979-1992) retoma o poder depois da vitória de suas milícias sobre as de Pascal Lissouba.

- Abril de 1999 - NÍGER: Ibrahim Baré Ma¯nassara é morto por elementos da guarda presidencial, dirigida por Daouda Mallam Wanké.

- Abril de 1999 - COMORES: O exército dirigido pelo coronel Azali Assoumani toma o poder.

- Maio de 1999 - GUINÉ-BISSAU: João Bernardo Vieira é derrubado por uma junta em rebelião desde 1998 e dirigida pelo general Ansumane Mané.

- Dezembro de 1999 - COSTA DO MARFIM: Um motim militar se transforma em golpe de Estado, o primeiro do país. O general Robert Gue¯ anuncia a destituição do presidente Henri Konan Bédié e a implantação de uma junta.

- Março 2003 - REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA: O chefe da rebelião, o general François Bozizé, toma o poder após um golpe de Estado enquanto o presidente Ange-Félix Patassé estava fora do país. O avião do governante, que deveria retornar a Bangui procedente de Niamei (Niger), onde havia participado de uma cúpula de chefes de Estado, teve sua rota desviada para Yaundé, capital camaronesa.

- Julho de 2003 - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Uma junta militar liderada pelo major Fernando Pereira derruba o presidente Fradique de Menezes, que realizava uma visita à Nigéria. Após intensas pressões internacionais, o presidente retorna ao seu país e chega a um acordo com os militares para restaurar a ordem constitucional.

- Setembro de 2003 - GUINÉ-BISSAU: Kumba Yala é afastado por uma junta dirigida pelo general Verissimo Correia Seabra, morto mais tarde num ataque contra o quartel-general do exército.

- Agosto de 2008 - MAURITNIA: Sidi Ould Cheikh Abdallahi, primeiro presidente democraticamente eleito, é derrubado 15 meses mais tarde pelo general Mohamed Ould Abdel Aziz.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação