Me ajudemmm! MULHERES NA POLÍTICAA luta pela participação das...

Me ajudemmm! MULHERES NA POLÍTICA

A luta pela participação das mulheres na política teve sua bandeira hasteada na França por Olympe de Gouges (1748-1793), dramaturga e ativista política que, insatisfeita com a situação das mulheres na política. Mesmo tendo participado de momentos importantes da Revolução Francesa como a marcha feminina que partiu de Paris a Versalhes, obrigando que a família real retornasse à Paris e a queda da Bastilha, não havia garantia de maiores direitos às mulheres -- que ficaram de fora da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Assim, ela resolveu redigir a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã.

Foi através do pai que Marie Gouze foi alfabetizada e tomou gosto por literatura e política, se tornando leitora voraz de Jean-Jaques Rousseau. Ainda adolescente, Marie foi forçada a se casar com um homem muito mais velho e abusivo, e logo cedo pariu seu único filho, Pierre. Com a morte do marido, Marie Gouze se vê livre, e se recusa a viver como viúva ou casar-se novamente. É aqui que ela assume sua nova identidade como Olympe de Gouges e se muda para Paris.

O pioneirismo de Olympe também aparece na defesa da igualdade racial, pois ela chegou a escrever a controvertida peça anti-escravagista Zamora e Mirza (ou A Escravatura dos Negros), que levou mais de dez anos até ser aceita e encenada.

Em sua Declaração, Olympe ainda assume o sexo feminino como "superior, não só em beleza como pela coragem demonstrada nos sofrimentos maternos" e vai além: ela defende que as mulheres têm o direito de revelar a identidade dos pais de seus filhos e que filhos ilegítimos tivessem os mesmos direitos dos legítimos (provavelmente influenciada por sua própria história). Dedicada à Maria Antonieta, Olympe não consegue entregar sua declaração à rainha e nem tê-la aprovada pela Assembleia Nacional, conseguindo angariar simpatia somente pela causa do divórcio - que beneficiaria igual e diretamente os homens.

Por sua associação com os girondinos e seu panfleto As três urnas ou o bem-estar da pátria, que nem mesmo chegou a ser publicado, Olympe acabou sendo acusada de propaganda monarquista, presa e condenada à morte.

1- Apesar de ter como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, quais dificuldades a Revolução Francesa manteve para a situação das mulheres?

2)Na vida pessoal de Olympe também percebemos dificuldades específicas por ser mulher. Cite uma delas.

3)Além da situação das mulheres, qual outra questão social foi abordada por Olympe de Gouges em suas obras? Naquela época isso era comum? Justifique.

1 Resposta

Ver resposta
Ana Júlia Nunes

Vc achou as respostas?

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação