Leia o texto abaixo: Originário de Angola, o jongo é uma dança...

Leia o texto abaixo: Originário de Angola, o jongo é uma dança africana e afro-brasileira. Foi trazida ao Brasil por negros banto escravizados e prosperou especialmente na Região Sudeste, onde tornou-se uma das principais influências do samba carioca. É marcada pela coreografia de roda, animada por instrumentos de percussão e pelas umbigadas, tão comuns às rodas ancestrais de batuque. No caso do jongo, porém, a umbigada é feita a distância, como um sinal de reverência ou desafio.
Assim como as brincadeiras, as danças são uma ótima forma de trabalhar o campo de experiência "Corpo, Gestos e Movimentos", da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o apoio da educadora Caroline Adesewa, responsável pelo projeto AfroInfância, desenvolvemos uma sugestão de atividade que envolve não apenas dançar o jongo, como desvendar seu ritmo e origens.

Com base nas discussões sobre raça e etnia dentro da educação básica e os objetivos e as competências da BNCC, considere as seguintes afirmações.

I. Para as discussões de raça e etnia em sala de aula, primeiro o(a) professor(a) deve realizar um questionário com os alunos, para saber em qual(is) grupo(s) a maioria pertence, para então discutir as etnias mais presentes na turma.
II. Mesmo que alguns dos campos de experiências propostos pela BNCC se relacionem mais a algumas disciplinas específicas, a intenção é que todas as áreas da E. I. sejam interdisciplinares, pois é através dessa contextualização que a aprendizagem será significativa.
III. É obrigatório por lei realizar ao longo do ano escolar várias atividades relacionadas aos povos negros e indígenas no Brasil, em quaisquer disciplinas escolares. Atividades como a proposta acima devem ser realizadas não só em dias como da Consciência Negra.

É correto o que se afirma em:

I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.

1 Resposta

Ver resposta
Nicolle

correta ¨4¨,

Explicação:

O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. No presente texto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação