Leia com atenção a sentença de tiradentes em 1792: justiça qu...

Leia com atenção a sentença de tiradentes em 1792: justiça que a rainha nossa senhora manda fazer a este infame réu joaquim josé da silva xavier pelo horroroso crime de rebelião e alta traição de que se constituiu chefe, e cabeça na capitania de minas gerais, com a sua escandalosa temeridade contra a real soberania, e suprema autoridade da mesma senhora que deus guarde. manda que com baraço (corda ou laço para estrangular) e pregão (proclamação pública) seja levado pelas ruas públicas desta cidade ao lugar da forca, e nela morra morte natural (morte por sentença) para sempre e que separada a cabeça do corpo seja levada a vila rica, donde será conservada em poste alto junto ao lugar da sua habitação, até que o tempo a consuma; que seu corpo seja dividido em quartos, e pregados em iguais postes pela estrada de minas nos lugares mais públicos, principalmente no da varginha, e sebolas; e que a casa da sua habitação seja arrasada; e salgada, e no meio de suas ruínas levantando um padrão em que se conserve para a posteridade a memória de tão abominável réu, e delito, e que ficando infame para seus filhos, e netos lhe sejam confiscados seus bens para coroa e câmara real. rio de janeiro 21 de abril de 1792. e o desembargador francisco luís álvares da rocha, escrivão da comissão que o escrevi. sebastião vasconcelos coutinho (ministério da educação. autos de devassa da inconfidência mineira. rio de janeiro, biblioteca nacional, 1938. v. vii, pp. 241-2.) joaquim da silva xavier, o tiradentes, recebeu a pena máxima entre os inconfidentes que conspiraram contra a opressão metropolitana. pode-se perceber na sentença a intenção de que o ex-alferes servisse como exemplo para coibir novas revoltas. todas as afirmativas comprovam tal intenção a partir das medidas explicitadas no trecho, exceto: (a) que se arrasasse e salgasse também sua habitação no simbolismo de que nada ali crescesse assim como a lembrança de seu antigo morador e de seu delito. (b) que a cabeça, fruto da morte do líder, fosse vista por todos para que ficasse na memória como um aviso de que nenhum deles atentasse contra a ordem colonial. (c) que afetasse a memória de minas e dos descendentes do líder na sua condição social com a realização do confisco de bens, para a coroa e para a câmara real. (d) que esquartejamento simbolizasse a fragmentação do movimento pela liberdade das minas gerais e suprimindo efetivamente as revoltas coloniais.

1 Resposta

Ver resposta
daymano

(A) Que se arrasasse e salgasse também sua habitação no simbolismo de que nada ali crescesse assim como a lembrança de seu antigo morador e de seu delito.

Correto. O ato de salgar poderia indicar exatamente esta representação: a destruição de movimentos contestadores.

(B) Que a Cabeça, fruto da morte do líder, fosse vista por todos para que ficasse na memória como um aviso de que nenhum deles atentasse contra a ordem colonial.

Correto. A exibição da cabeça de Tiradentes serviria como um sinal de que não haveria piedade para quem atentasse contra a autoridade da Coroa.

(C) Que afetasse a memória de Minas e dos descendentes do líder na sua condição social com a realização do confisco de bens, para a Coroa e para a Câmara Real.

Correto. Buscava-se punir até mesmo a família de Tiradentes, retirando dele todos os bens.

(D) Que esquartejamento simbolizasse a fragmentação do movimento pela liberdade das Minas Gerais e suprimindo efetivamente as revoltas coloniais.

Falso. Não se pode ler essa afirmação na sentença.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação