I. Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das...

I. Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que: *0 pontos

a) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.

b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.

c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.

d) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.

II)O movimento operário inglês da primeira metade do século XIX publicou um documento chamado Carta do Povo, tendo entre suas principais reivindicações *

0 pontos

a) voto universal e secreto feminino, não remuneração de parlamentares.

b) voto censitário para homens e mulheres e renovação anual do parlamento.

c) eleições diretas anuais estendendo o direito de voto aos analfabetos.

d) sufrágio universal masculino e representação política dos trabalhadores.

III)Em fins da década de 1830, surgiu na Inglaterra um forte movimento operário, que reivindicava, principalmente, a extensão do direito de voto às camadas menos favorecidas da população. Este movimento foi o *

0 pontos

a) Ludismo.

b) Socialismo.

c) Cartismo.

d) Marxismo

IV)O movimento ludita e o cartismo foram respectivamente: *

0 pontos

a) uma reação de defesa dos trabalhadores franceses que foram aprisionados pelos alemães na guerra franco-prussiana; e uma ação pacífica em defesa dos trabalhadores irlandeses explorados

b) uma reação da camada operária inglesa, quebrando máquinas, pois as identificavam como causadoras de desemprego; e uma das primeiras tentativas de organização da classe operária através de reivindicações contidas na “Carta do Povo”.

c) um movimento operário inglês, que reivindicava melhores condições de trabalho através da introdução de máquinas; e um movimento operário que defendia um governo socialista.

d) uma ação isolada de trabalhadores ingleses que, influenciados por Karl Marx, reivindicavam a introdução das máquinas; e um movimento de trabalhadores escoceses que defendiam o fim da servidão em seu território.

V)Não queremos destruir a vossa fortuna, mas se não arranjardes maneira de nos dardes trabalho, não poderemos deixar de atentar contra vós e contra as máquinas. (.) Se ao fim de 8 dias não retirardes as lãs das máquinas para dar trabalho às 500 pessoas que vos batem à porta e para as quais nem sequer vos dignais olhar, não vos espanteis se virdes um levantamento cair sobre vós e sobre as máquinas, de tal modo sofremos, pobres operários, por nós e pelos nossos filhos.”(Anúncio anônimo afixado nas ruas de Clermont, França, em 1818.) *

O tipo de manifestação descrita está relacionado:

0 pontos

a) ao movimento anarquista.

b) à constituição dos partidos comunistas.

c) às origens dos partidos liberais.

d) ao movimento ludista

Enviar

1 Resposta

Ver resposta

1) A situação do operariado brasileiro sob a República oligárquica era bastante precária. A baixa remuneração para o trabalho repetitivo das fábricas obrigava que famílias inteiras integrassem o ambiente fabril. Por um salário ainda menor, mulheres e crianças eram submetidas às mesmas tarefas dos homens adultos. Ao mesmo tempo, as condições de trabalho oferecidas nas fábricas eram precárias.

2) Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Segundo as ideias anarquistas, os operários somente iriam melhorar as condições de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas. Para os comunistas, a situação de exploração capitalista acabaria somente quando os operários assumissem o poder estatal, ou seja, o controle do Estado. Daí, temos as seguintes observações, tanto o anarquismo quanto o comunismo pautavam suas metas em transformações sociais profundas, não solicitavam somente mudanças nas relações entre patrões e trabalhadores. O Objetivo principal era conquistar formas de trabalho mais justo, que não desgastassem tanto os operários, pois grande parte deles ficavam doentes ou até morriam de tanto trabalhar ganhando uma miséria de salário em troca.

3) Podemos citar várias causas que levaram a acontecer a revolução de 1932: A perda de espaço político, sofrido pelos paulistas; A queda do preço do café, em 1931; O Inchaço urbano, que agravou os problemas sociais.

4) As leis trabalhistas:  jornada diária de 8 h; - direito a férias anuais remuneradas; - descanso semanal e direito à previdência social; - regulamentação do trabalho do menor e da mulher.

5) Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. É parte do período da história do Brasil conhecido como Era Vargas.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação