faca uma linha do tempo sobre as independências na America Esp...
1 Resposta
Explicação:
A independência da América Espanhola
Movimentos precursores (1780-1810)
Sozinhos, os colonos não conquistariam a independência. Isso ficou claro entre os anos de 1780 e 1810, quando as primeiras revoltas contra a dominação espanhola foram severamente derrotadas.
Rebeliões fracassadas (1810-1816)
As rebeliões fracassadas entre 1810 e 1816 foram difusas. Na Espanha, a guerra contra os invasores franceses teve, inicialmente, o apoio dos criollos, mas esse apoio acabou quando a causa criolla mudou para a luta pela independência.
Rebeliões vitoriosas (1816-1824)
As rebeliões coloniais contra o domínio espanhol só começaram a ter êxito em 1815, quando Napoleão Bonaparte foi derrotado e a Inglaterra pôde, de fato, investir nas rebeliões das colônias na América Espanhola.
Em 1826, Simon Bolívar convocou os países independentes a participarem da Conferência do Panamá e discutirem o futuro das novas nações.
Bolívar propôs a formação de uma confederação pan-americana, com as antigas colônias espanholas unidas territorialmente após a independência.
Contudo, o ideal bolivariano esbarrou nos interesses das oligarquias locais e da oposição dos Estados Unidos e da Inglaterra, que, por conta dos seus interesses econômicos, acreditavam ser viável a fragmentação da América Espanhola em várias repúblicas independentes, como de fato aconteceu.
A herança colonial manteve a estrutura social dominante, não permitindo a participação popular nas decisões governamentais nem medidas que atenuassem a desigualdade social.
formação de repúblicas na antiga América Espanhola despertou o interesse das províncias brasileiras após a independência, em 1822.
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.