Explique como os mitos mexicas e incas contribuiram para a con...

Explique como os mitos mexicas e incas contribuiram para a conquista espanhola

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

Este texto procura discutir a colonização espanhola empreendida na região da meso-américa (Atual México), em decorrência da expansão marítima e comercial ocorrida na Europa no século XV, caracterizada pelo renascimento comercial e urbano e o surgimento dos estados nacionais. Pretende-se avaliar o contato entre esses dois povos (Europeus e Astecas), e as relações que eles mantiveram durante o período da conquista espanhola.

Este artigo pretende apontar as várias causas que possibilitaram a conquista espanhola sobre a civilização Asteca, que na época dessa conquista, dominavam uma grande área da meso-américa, sendo considerados o povo mais civilizado e poderoso dessa imensa região.

Mediante análise de obras como: “A conquista da América: A questão do outro”, de Todorov e “A Civilização Asteca” de Soustelle e demais textos que abordam o assunto, iremos traçar algumas considerações sobre o choque dessas duas grandes civilizações, analisando as causas que possibilitaram a vitória dos exploradores.

Europa século XV

A expansão marítima e comercial européia do século XV foi a retomada do desenvolvimento econômico da última fase a Idade Média, caracterizada pelo renascimento comercial e urbano. Durante a guerra da reconquista, que foi a luta pela expulsão dos árabes da Península Ibérica, formaram-se as monarquias feudais e Castela foi uma delas. A união definitiva dos reinos ibéricos, que formaram a Espanha, deu-se em 1469, com o casamento de Fernando, rei de Aragão, e Isabel, rainha de Castela, os chamados reis católicos.

Em 1498, após quase um século de preparação, uma frota portuguesa, sob o comando de Vasco da Gama, chegou à Índia. As viagens ao oriente proporcionavam lucros altíssimos o que fez o comércio se intensificar sensivelmente. Esse acontecimento provocou uma mudança no eixo do comércio europeu. Antes de Bartolomeu Dias ultrapassar o Cabo Boa Esperança, a rota do comércio se fazia por terra passando por Veneza. A partir da descoberta do novo caminho para a Índia, os países que têm costas para o Atlântico ficaram em vantagem. O Atlântico tornou-se a mais importante área de comércio do mundo. Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França tornaram-se nações privilegiadas.

Lutando para expulsar os muçulmanos da Europa, os espanhóis realizaram a unificação do território da Espanha. Com a queda de Granada, em 1492, completou-se o processo de expulsão dos árabes e de criação da monarquia. Só então, com quase um século de atraso em comparação a Portugal, os espanhóis começaram a sua participação nas Grandes Navegações. Um mapa do florentino Toscanelli sugeria ao genovês, Colombo, a possibilidade de atingir as Índias pelo Ocidente. Acreditando nessa avaliação, apresentou seu projeto ao rei de Portugal, que lhe negou apoio. Foi então em busca da Espanha, e após insistentes solicitações, conseguiu o patrocínio de Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Foi então que a expedição partiu rumo ao oeste, sob o comando de Colombo. Após 61 dias de navegação e uma escala nas Canárias, atingiram a ilha de Guanaani (San Salvador) nas Bahamas e, em seguida, Cuba e São Domingos. Cristóvão Colombo descobrira um novo continente, mas não se apercebera disso; acreditava ter chegado às Índias.

Logo os espanhóis deram inicio a conquista e a exploração do referido continente, que se mostrou rico em ouro e prata. No ano de 1519, os espanhóis iniciaram a ocupação do continente americano, invadindo o México numa expedição liderada pelo fidalgo espanhol, Fernão Cortez contra os Astecas

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação