Exemplo de imperialismo no Brasil entre 2017 e 2018 .

Exemplo de imperialismo no Brasil entre 2017 e 2018 .

1 Resposta

Ver resposta
Julliagatinhappank

resposta:

Muitas vezes quando falamos de uma política “imperialista” para explorar o nosso país as pessoas acham que é algo de “teoria da conspiração”. Mas falamos de algo muito concreto. Queremos aqui apresentar algumas de suas características fundamentais e ver alguns exemplos importantes de como isso se expressa em nosso país.

O capitalismo nascente e a livre concorrência

O Brasil, desde sua “descoberta”, ou seja, sua invasão pelos portugueses em 1500 (como o resto da América Latina) representou uma fonte imensa de riqueza para os colonizadores. Ao custo de muito sangue, genocídios brutais de povos indígenas, roubo de todo tipo de riquezas, a Europa fez grande parte de sua fortuna durante séculos. Foi com essa riqueza – parte do que Marx chamou de “acumulação primitiva de capital” – que se fez a revolução industrial e as burguesias nacionais se tornaram as donas do mundo.

Com o capitalismo em expansão, começa uma corrida desenfreada entre as diferentes nações onde cresceram essas poderosas burguesias pela dominação econômica para além das fronteiras. Primeiro era a disputa por colônias, visando dominar as fontes de matérias primas que abasteciam a indústria das metrópoles, mas também o controle dos mercados para escoar sua produção que crescia exponencialmente com a revolução industrial. Nesse momento, o rápido desenvolvimento da indústria e do comércio se dá pelas mãos de capitalistas individuais, que pelo princípio da livre concorrência disputam novos mercados e, com o grande desenvolvimento das forças produtivas, criam e satisfazem cada vez mais novas necessidades humanas. É o momento também em que a burguesia vai avançando de uma dominação no terreno econômico ao plano político, pondo-se à cabeça das massas para conduzir revoluções que derrubam os regimes monárquicos e criam os Estados nacionais modernos, as repúblicas das quais se fez a classe dominante e cujas revoluções no plano cultural, ideológico, econômico e político Marx e Engels tão bem sintetizaram no Manifesto de 1848. Era o período revolucionário da burguesia.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação