Encontre as respostas corretas 2) Assinale a(s) alternativa(s)...

Encontre as respostas corretas

2) Assinale a(s) alternativa(s) que corresponde(m) corretamente à Civilização Romana antiga.

01) A primeira forma de organização política da Roma antiga foi a República; período em que a sociedade se dividia em quatro grupos: patrícios, plebeus, clientes e escravos.

02) Durante o período republicano, as Assembleias eram instituições políticas fundamentais da organização do governo de Roma. As diferentes Assembleias eram divididas em Curial (religiosa), Tribal (responsável pela seleção de questores e edis) e Centurial (formadas por unidades militares e organizadas de acordo com a condição social).

04) Com as guerras de conquistas, houve uma diminuição no número de escravos na estrutura social romana.

08) Constantino, com o objetivo de salvar o Império das profundas crises sociais, econômicas e políticas, realizou importantes reformas. Entre elas, destacam-se a instituição da liberdade religiosa, a centralização do poder sob seu comando e a reunificação do Império com a capital em Bizâncio.

16) A partir do século V d. C., a unidade imperial romana foi substituída pela pluralidade de diferentes reinos germânicos

3) Sobre a antiga civilização romana, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Durante a monarquia (período que vai da fundação de Roma até o século VI a. C.), a elite romana era formada por patrícios (grandes proprietários de terras), que constituíam a aristocracia detentora de privilégios políticos e religiosos.

02) Durante a República (séculos VI a. C. a I a. C.), o órgão máximo de poder era o Senado, cujas funções legislativas eram controlar a administração e as finanças e, inclusive, declarar guerras. 04) As Guerras Púnicas são conhecidas como conflitos bélicos entre Roma e Grécia.

08) Otávio Augusto fez uma ampla reforma política, diminuiu o poder do Senado e instituiu a centralização do poder nas mãos do imperador.

16) Constantino (imperador de Roma no período de 306-337 d. C.) foi acusado de impor uma forte violência contra os cristãos, motivo pelo qual ficou conhecido como o antiCristo.

4) Leia o fragmento a seguir e assinale o que for correto, considerando também conhecimentos sobre a expansão do Império Romano. “A expansão territorial romana é revestida de características próprias que a diferenciam dos processos de expansão dos outros povos da Antiguidade. Foi um fenômeno de longa duração, com ritmos de intensidade variada, que se estendeu desde o século V a. C. até o século II d. C., com as campanhas militares de Trajano. Roma atingiu, sob esse imperador, a extensão máxima de seu império, através da anexação da Dácia, da Armênia, da Mesopotâmia e da Arábia”.

(MENDES, N. M. Roma e o Império: Estruturas de Poder de um Império Antigo. In: Impérios na História. Coords. SILVA, F. C. T. da; CABRAL, R. P.; MUNHOZ, S. J. Rio de Janeiro: Elsevir, 2009, p. 29).

01) Apesar da incorporação de uma vasta área territorial, o expansionismo do Império Romano se limitou ao atual continente europeu.

02)Com a expansão territorial, houve um aumento significativo do emprego da mão de obra escrava na agricultura e nas atividades urbanas.

04) Nesse processo expansionista, ao vencer os cartagineses e ao escravizar seus habitantes, Roma passou a dominar o Mediterrâneo Ocidental.

08) Organizado em províncias e contando com um importante exército dividido em legiões, o Alto Império demarca o apogeu do expansionismo romano.

16) As sucessivas derrotas sofridas para os etruscos, nas Guerras Púnicas, assinalam o fim do expansionismo de

0 Respostas

jakezika está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação