Em 1961, num gesto inusitado para a vida político-diplomática...

Em 1961, num gesto inusitado para a vida político-diplomática brasileira, o presidente Jânio Quadros condecorou com a Ordem do Cruzeiro do Sul o ministro cubano e líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara. Esse gesto do presidente deve ser interpretado como *10 ponto

Imagem sem legenda

uma tentativa de apresentar a política externa brasileira como “independente”, ou seja, livre do alinhamento forçado a um dos dois blocos de poder da Guerra Fria.

um recurso para forçar os EUA, através da diplomacia brasileira, a reconhecer a legitimidade da Revolução Cubana e abandonar seus propósitos de invasão da ilha caribenha.

uma medida para estreitar as relações diplomáticas entre os dois países a fim de propiciar um maior intercâmbio cultural e científico, visto que Cuba, após a Revolução, se havia desenvolvido notavelmente em áreas como saúde pública e educação.

uma atitude do executivo federal para fortalecer sua ligação com os partidos políticos de esquerda, que haviam constituído a base partidária da vitória na eleição presidencial daquele ano.


Em 1961, num gesto inusitado para a vida político-diplomática brasileira, o presidente Jânio Quadro

0 Respostas

Ivansouza está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação