DESDOBRAMENTOS DA GUERRA DO PARAGUAI A Guerra do Paraguai foi...

DESDOBRAMENTOS DA GUERRA DO PARAGUAI A Guerra do Paraguai foi um grande conflito militar que aconteceu entre os anos de 1864 e 1870 colocou o Paraguai contra a chamada Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Antecedentes
Em 1864, Brasil e Uruguai estavam envolvidos em um conflito armado que resultou na invasão e deposição do ditador uruguaio Aguirre, pondo fim ao governo do grupo político “blanco”. No lugar de Aguirre, o Brasil conseguiu colocar Venâncio Flores, do grupo político “colorado”, para governar. Aguirre era aliado de Francisco Solano Lopez, então governante do Paraguai. Por isso, como retaliação, o governo paraguaio atacou e aprisionou o navio brasileiro Marquês de Olinda.
Além disso, o Paraguai não possuía acesso ao mar e, por isso, o ditador Francisco Solano Lopez, iniciou o processo de busca pelo aumento do território do país. Esperava, assim, chegar ao Oceano Atlântico. A tensão política e o desejo de conquistar novos territórios que levassem ao mar fizeram com que o Paraguai invadisse a cidade de Dourados, no Mato Grosso, em 1864. Além disso, o ditador Solano Lopez armou inúmeras investidas em território argentino, conseguindo invadir Corrientes e chegando ao Rio Grande do Sul.
O conflito
Mediante às invasões paraguaias em territórios argentinos e brasileiros, Argentina, Brasil e Uruguai (na época sob o comando dos colorados, aliados do Brasil e inimigos do Paraguai) se uniram e formaram a chamada Tríplice Aliança. O acordo entre os três países foi firmado em um tratado no dia 1° de março de 1865.
As tropas paraguaias que tentaram invadir o Rio Grande do Sul foram derrotadas ainda nos meses de outubro e novembro de 1865.
Até a eclosão da Guerra, o Paraguai era um dos países mais desenvolvidos economicamente da América do Sul. Consistia em um país independente das nações europeias.
Brasil e Argentina, ao contrário, estavam profundamente integrados aos domínio inglês e à nova ordem mundial. Por isso, a Inglaterra se posicionou em prol da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e apoio militar. Esperava que a derrota do Paraguai significasse a derrota de um país de sucesso e independente do poder inglês.
A população escravizada que lutou na Guerra do Paraguai recebeu alforria, uma vez que cidadania e liberdade lhes eram concedidos no momento do ingresso às forças armadas.
Desdobramentos e consequências do conflito
•O Paraguai saiu extremamente prejudicado após a Guerra e não voltou a ser uma potência econômica como era anteriormente. Além disso, estima-se que quase 70% da população paraguaia, em sua maioria homens, tenham morrido no conflito.
•O Brasil saiu prejudicado no aspecto financeiro, uma vez que a guerra foi a causadora do aumento da dívida externa e da consequente dependência econômica de países europeus, como a Inglaterra.
•O exército brasileiro passou por um processo de modernização e fortalecimento após a Guerra do Paraguai.
•Apesar de terem lutado na Guerra do Paraguai e recebido por isso a alforria, a população ex-escravizada, ao retornar ao Brasil após a Guerra, encontrou seus familiares ainda na situação de escravos.
•O grande número de brasileiros mortos e as consequências econômicas negativas para o Brasil fizeram cair a popularidade de Dom Pedro II e deram início à crise da monarquia.

1) Assinale a alternativa correta: *

a) Após o conflito entre Brasil e Paraguai, a economia dos dois países se recuperaram rapidamente.

b) A população escravizada que lutou na guerra do Paraguai recebeu alforria.

c) A guerra do Paraguai só trouxe fortalecimento tanto para o Brasil como para o Paraguai.

d) Todas as alternativas encontram-se incorretas.

 

Esta pergunta é obrigatória

2) Escolha uma das conseqüências da Guerra do Paraguai e, em seguida, explique o que você entendeu utilizando-se de suas próprias palavras. *

Sua resposta

3) Por qual razão a população escravizada que lutou na guerra do Paraguai

Me ajuda e pra hoje ​

1 Resposta

Ver resposta
Cristiano Figueiredo

a)O desenvolvimento econômico do país era extremamente lento; seu comércio e sua indústria encontravam-se nas mãos de estrangeiros e o grosso da produção era consumido pelo próprio Estado.

Só sei essa. Mas espero ter ajudado.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação