Depois de 1846, centenas de navios que realizavam tráfico de e...

Depois de 1846, centenas de navios que realizavam tráfico de escravos foram apreendidos pelos ingleses, resultado das políticas antiescravistas defendidas pela Inglaterra. Qual a relação entre o desenvolvimento da Revolução Industrial e o posicionamento contrário do país a respeito da escravidão? De que forma as pressões inglesas interferiram na dinâmica escravista existente no Brasil? A) Considerando o passado revolucionário da Inglaterra, que conquistou, através da Revolução Gloriosa, a liberdade e a igualdade entre os cidadãos, a escravidão era inadmissível, pois os ingleses sempre defenderam o trabalho livre. O Brasil lançou leis que garantiam uma abolição gradual, como a Lei do Ventre Livre, também conhecida como “para inglês ver”.
B) Desejavam a ampliação do mercado consumidor, que ocorreria, principalmente, através do redirecionamento do capital utilizado na compra de escravos e na transformação destes em mercado consumidor. As pressões inglesas provocaram o lançamento de leis no Brasil, que garantiam uma abolição gradual e pouco efetiva da escravidão, como a lei de 1831, conhecida como “para inglês ver”.
C) Após a Revolução Francesa e as guerras napoleônicas, a ideia de manter pessoas em cativeiro era inaceitável na Europa, por isso, os ingleses resolveram impedir o tráfico de seres humanos. Tentando manter o sistema escravista, sem entrar em conflito com a Inglaterra, os brasileiros praticavam o tráfico interprovincial e produziram leis que garantiriam uma abolição gradual, como a Lei Áurea.
D) A Inglaterra defendia a industrialização do Brasil e, para isso, seria necessário contratar europeus especializados, o que inviabilizava a manutenção do sistema escravista. Como os brasileiros não estavam interessados na industrialização do país, mas também, não queriam entrar em conflito com a Inglaterra, acataram as decisões inglesas e começaram a praticar o tráfico interprovincial.

1 Resposta

Ver resposta
Douglas Pestana

Letra "b"

Explicação:

Era meramente uma questão de interesse, eles estavam com a revolução industrial à pleno vapor, isso fazia com que eles produzissem muito mais produtos e muito mais rápido, como consequência, precisavam ampliar o mercado consumidor, foi aí que surgiu a ideia de acabar com a escravidão. A letra B explica muito bem seus interesses.

Espero ter ajudado :)

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação