COPIAR AS FALA DO TEXTO CONFORME O QUE PEDE NAS PERGUNTAS OS A...

COPIAR AS FALA DO TEXTO CONFORME O QUE PEDE NAS PERGUNTAS OS ASTECAS.
Quando os espanhóis desembarcaram na América, seu império era comandado por Montezuma II. Estendia-se por uma superfície de mais de 200 mil km2 e possuía uma população de 5 milhões a 6 milhões de habitantes. A capital, Tenochtitlán, atual Cidade do México, foi fundada em 1325. Na época, era uma das maiores cidades do mundo.
A SOCIEDADE ASTECA
No topo da sociedade asteca encontrava-se o Imperador, chefe supremo do exército e da sociedade. Abaixo dele encontrava-se a nobreza, composta de guerreiros e altos funcionários da administração do império. Ao lado dessa nobreza havia um grupo de sacerdotes, encarregados dos cultos religiosos. Havia ainda agricultores, comerciantes, artesãos e camponeses que prestavam serviços obrigatórios na construção de obras públicas e em campanhas militares.
O calpulli
A cidade de Tenochtitlán era dividida em quatro partes. Cada uma delas era denominada calpulli. Cada calpulli tinha um governo quase autônomo dirigido por um conselho composto dos chefes das respectivas famílias. Cada calpulli constituía-se em uma unidade social complexa com diversas funções, como organizar o trabalho agrícola, promover a arrecadação de impostos, supervisionar o culto religioso, cuidar da educação e do recrutamento de guerreiros em cada parte da cidade. Do conselho de cada calpulli era escolhido um indivíduo encarregado de representar seu calpulli no governo central. Cada um desses indivíduos exercia uma função junto ao imperador: relações exteriores, guerra e paz, cultos religiosos e assuntos internos.
CONSTRUÇÕES ASTECAS
Os astecas foram excelentes construtores de pirâmides. Também erigiram aquedutos, canais de irrigação e ilhas artificiais em lagos, as
chamadas chinampas, que permitiam o cultivo de flores e hortaliças. Artesãos, produziam peças de ouro e prata. Também conheciam a matemática e a astronomia. Chegaram a criar um calendário com mais de 3 m de diâmetro e esculpido na pedra, chamado de Pedra do Sol. O calendário foi enterrado pelos espanhóis, mas descoberto ao final do século XVIII, na Cidade do México.
A RELIGIÃO ASTECA
Para os astecas, a religião desempenhava um papel central nas relações entre o Estado e a sociedade. A guerra era considerada sagrada. Por meio dela se obtinham escravizados para o sacrifício humano, elemento central na ligação entre a comunidade e o Estado. Os mortos em sacrifícios, como os que morriam em combate, tinham sua entrada garantida no Império do Sol, uma espécie de paraíso asteca. Sorte semelhante estava reservada às mulheres que morriam durante o parto. Alguns teóricos consideram que seria uma forma de diminuir os temores das mulheres e aumentar a reprodução. Os mortos comuns iam para um lugar subterrâneo chamado Mictlan.
Os astecas consideravam o mundo um lugar instável, onde as colheitas, os seres humanos e até os deuses estavam ameaçados por catástrofes naturais. A religiosidade seria o caminho seguro.
Assim como os maias, os astecas também eram politeístas.

Copie as questões e responda.
1- Que país corresponde ao território dos Astecas?
2- Cite os principais grupos da sociedade Asteca.
3-Explique o que era o calpulli.

4. Explique o que eram as chinampas.

5. Explique as características da religião asteca.

1 Resposta

Ver resposta

A Construção de Brasília ocorreu entre os anos de 1956 a 1960. A mudança da capital do Brasil, do Rio de Janeiro para o Planalto Central, requereu uma enorme quantidade de recursos financeiros, materiais e humanos. ... Brasília, além de capital do Brasil, também é a sede do Distrito Federal

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação