Comente sobre o militarismo espartano

Comente sobre o militarismo espartano

1 Resposta

Ver resposta
Chuurrasco

Esse processo de formação militar começava quando um grupo de anciãos observava as crianças, que não poderiam ter problemas físicos e de saúde. Tipo se elas fossem fracas ou deformadas ou até doentes o pai delas era obrigado a deixa-las em um poço chamado Apothetae onde elas acabariam morrendo de fome, e isso acontecia muito. Caso a criança fosse saudável ela ficava com sua mãe até os 7 anos e depois quem seria responsável pela criança era o próprio Estado. Entao quando ela tivesse 7 anos entrava para o exército onde ficaria até seus 12 anos, onde recebia alguns ensinamentos para que conhecessem a dinâmica do estado Espartano e principalmente as tradições de seu povo, e após esses ensinamentos entrariam em um treinamento militar.
Aprendiam a combater com eficácia, eram testados fisicamente, resistência física e psicológica, sobrevivência em condições extremas etc. Mas principalmente aprendiam a obedecer seus superiores. Se por algum acaso esses jovens não conseguissem completar todas essas missões haviam punições.
O teste final na vida do soldado era realizado com 17 anos. Esse teste era conhecido como Kriptia e funcionava como um jogo onde os soldados se escondiam de dia no campo pra na noite saírem a caça do maior numero de escravos (hilotas) que conseguissem.
Dai se eles passassem por toda essas seleções o jovem já podia integrar oficialmente os exércitos e teria direito também a um lote de terras, com 30 anos de idade o soldado poderia ganhar a condição de cidadão e isso o dava o direito de participar de todas as decisões e leis que seriam colocadas na mesa pela Apela (uma especie de assembleia que tinha como função vetar leis).
Com 60 anos o homem podia sair do exercito podendo integrar a Gerúsia.

Algumas curiosidades é que tipo muitas vezes os meninos espartanos tinham que roubar comida pq eles só recebiam o básico para não engordarem pois sua comida era o "caldo negro" onde era cozinhado uma carne com sangue, sal e vinagre, tinha muitos testes orais caso eles errassem eles eram mordidos no polegar, muitas vezes eles eram chicoteados em uma festa chamada "Diamastigosis", tipo eles iam por conta própria até lá a frente do público e seriam chicoteados até não aguentar mais, parece tortura mas para eles era um simbolo de grande honra. E se eles só receberiam lápides se morressem em um combate se não eles seriam enterrados sem nenhuma identificação, caso morressem em um combate teriam uma lápide exatamente no lugar onde morreram com seu nome e algumas palavras de guerra.

O TEXTO É GRANDE MAS É PQ É DETALHADO E PQ A HISTÓRIA DELES É GRANDE MESMO

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação