Com relação à vida após a morte descrito no texto acima, o que...

Com relação à vida após a morte descrito no texto acima, o que diz … a) O Cristianismo. b) O Islamismo. c) O Hinduísmo. d) O Budismo. e) O Espiritismo. f) As religiões de Matriz Africana e IndígenaA VIDA ALÉM DA MORTE
Diante das situações reais da morte e tendo consciência de que não dá para se esquivar dela, é que as diferentes religiões, durante toda a história, sistematizam explicações e procuram dar um sentido a ela.
A atribuição de um significado à morte é comum a todas as religiões. As principais respostas elaboradas são:

Ancestralidade - é a crença que a alma dos mortos continuam vivas e influenciam o destino dos vivos. Podem proteger os seus familiares ou exercer alguma vingança contra os seus inimigos. Especialmente nas tradições religiosas africanas e indígenas, há a crença de que os antepassados exercem o papel de proteger a vida de seus descendentes. Para isso, faz-se necessário uma coparticipação que se expressa em orações, danças, refeições e oferendas que ligam o grupo aos antepassados. Através dos rituais, os espíritos que habitam as florestas, os lagos, as montanhas ou astros se reintegram ao processo de vida por meio da descendência. Não realizando os rituais, os antepassados provocariam um grande mal para todos da comunidade. Nessa concepção, o ato de morrer é aceito e reconhecido, mas o ato de viver é reafirmado através dos rituais dos descendentes, isto é, da comunidade.

Reencarnação - é a crença de que o indivíduo, após a morte, pode renascer em outro corpo. Esse processo, para a doutrina da reencarnação, se dá como evolução, estagnação ou involução, dependendo de como o indivíduo desenvolveu sua vida anterior. Essas concepções estão presentes, especialmente no Hinduísmo, Budismo e Espiritismo. O processo de reencarnação do espírito se for de involução, ocorre segundo a doutrina, em animais ou mesmo em minerais. A evolução do espírito num estágio mais avançado no caminho da iluminação se daria especialmente para o Espiritismo que não aceita a involução, através da prática do amor e da caridade. Essa crença está fundamentada na doutrina do Carma, que significa feitos, ações e obras. Após a morte, o espírito permanece carregado dos carmas das vidas vividas, e que determinam as reencarnações posteriores. São as ações na vida que irão determinar se haverá evolução ou involução.

Ressurreição - é entendida como volta do mesmo indivíduo na sua totalidade. Essa crença está presente nas tradições religiosas do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Há pontos comuns entre elas, especialmente a crença de que o ser humano vem ao mundo com uma missão, dada por Deus, e dispõe de uma única existência, mas há diferenças.

O Judaísmo acredita que Deus ressuscitará os mortos para que corpo e alma, na sua totalidade sejam julgados. Entendem que não há divisão entre corpo e alma e que juntos praticam boas ou más ações. A morte é entendida como uma separação temporária, até o dia da ressurreição que, para alguns, é logo após a morte e, para outros, se dará no juízo final. Na ressurreição se dará o julgamento integral sob a responsabilidade do indivíduo, quando os justos receberão uma vida de bênção, sem sofrimento, dor e nenhum mal.

O Cristianismo entende a ressurreição como um dom gratuito de Deus. A crença do cristianismo está intimamente ligada à ressurreição de Jesus. Deus agiu e ressuscitou Jesus e a pessoa batizada que vive o amor, assegura a participação na ressurreição de Jesus. A crença na ressurreição dos mortos, segundo o Cristianismo, se dará na volta gloriosa de Jesus. Entendem que não será uma continuação da vida terrena, mas, sim, uma transformação radical, uma realidade diferente.

O Islamismo entende que Deus é responsável pela ressurreição. No dia do juízo, o corpo e a alma serão ressuscitados para serem julgados pelas suas ações, pois, segundo essa religião, cada indivíduo tem a responsabilidade perante Deus. Os justos receberão como recompensa o paraíso; e os injustos, o sofrimento eterno. A ressurreição será de corpo e alma, pois, para o Islamismo, o ser humano só está completo quando essas duas dimensões estão reunidas.

Niilismo (Nada) – Não segue nenhuma doutrina religiosa. A morte é considerada o fim de tudo. Entendem que ao morrer voltarão para o lugar de onde vieram antes de nascer, ou seja, ao universo, enquanto átomo integrado no todo.​

1 Resposta

Ver resposta
Aisha Massa

eu acho que e´a letra a

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação