[…] Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os legisladores res...
[…] Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a Tirania, ou junta
conspiradores, ou se alguém atenta contra o povo de Atenas ou contra a Democracia em
Atenas, se alguém cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre de processo.
[…] Se alguém, quando o Povo ou a Democracia, em Atenas, tiver sido deposto, dirigir-se-
á ao Areópago, reunindo-se em conselho e deliberando sobre qualquer assunto, perderá
sua cidadania, pessoalmente e seus descendentes, seus bens confiscados, cabendo à
Deusa o dízimo […].”
(Lei Ateniense contra a Tirania, 337 representando a Democracia Apud FUNARI, P. P. A.
“Antiguidade Clássica. A história e a cultura a partir dos documentos”. Campinas: Editora
da Unicamp, 2003. 2 ed. p. 90.)
A lei Ateniense contra a tirania de 337 a. C. insere-se na passagem da cidade
independente para o estado imperial helenístico. Assinale a alternativa correta
correspondente ao texto.
a) os tiranos lutavam a favor da democracia
b) esse documento retrata os conflitos em Atenas, uma vez que sua leitura evidencia a
necessidade de instrumentos legais para a defesa interna da democracia.
c) as póleis gregas encontravam-se em um momento de paz, no decorrer do século IV a. C.,
sem que houvesse o risco de atentados contra a democracia.
d) o texto se refere a implantação de leis contra a Democracia.
e) os tiranos que lutavam contra a Democracia ganhariam títulos e terras em novos
territórios conquistados pelos atenienses.
conspiradores, ou se alguém atenta contra o povo de Atenas ou contra a Democracia em
Atenas, se alguém cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre de processo.
[…] Se alguém, quando o Povo ou a Democracia, em Atenas, tiver sido deposto, dirigir-se-
á ao Areópago, reunindo-se em conselho e deliberando sobre qualquer assunto, perderá
sua cidadania, pessoalmente e seus descendentes, seus bens confiscados, cabendo à
Deusa o dízimo […].”
(Lei Ateniense contra a Tirania, 337 representando a Democracia Apud FUNARI, P. P. A.
“Antiguidade Clássica. A história e a cultura a partir dos documentos”. Campinas: Editora
da Unicamp, 2003. 2 ed. p. 90.)
A lei Ateniense contra a tirania de 337 a. C. insere-se na passagem da cidade
independente para o estado imperial helenístico. Assinale a alternativa correta
correspondente ao texto.
a) os tiranos lutavam a favor da democracia
b) esse documento retrata os conflitos em Atenas, uma vez que sua leitura evidencia a
necessidade de instrumentos legais para a defesa interna da democracia.
c) as póleis gregas encontravam-se em um momento de paz, no decorrer do século IV a. C.,
sem que houvesse o risco de atentados contra a democracia.
d) o texto se refere a implantação de leis contra a Democracia.
e) os tiranos que lutavam contra a Democracia ganhariam títulos e terras em novos
territórios conquistados pelos atenienses.
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