Citação a seguir é de autoria do próprio Vargas: “O Estado Nov...

Citação a seguir é de autoria do próprio Vargas: “O Estado Novo é uma colmeia de trabalho, de ordem, de disciplina, de ação orientada e segura, de modo que cada indivíduo é uma força em movimento, defensor dos interesses de uma sociedade [...] nova em suas finalidades e decisivamente capaz em seus esforços [...].”
Veja como a historiadora Maria Helena Capelato analisa as palavras de Vargas.
“A imagem da colmeia referindo-se a trabalho como fator de progresso coletivo [...] era expressa de várias formas pelos meios de comunicação. Cabe observar que as abelhas, como coletividade, têm um valor simbólico muito claro: elas representam o povo. Sua casa, a colmeia, é confortável e protetora, imagem que se atribuía ao Estado varguista. Como coletividade, laboriosa, elas simbolizam a união aplicada, organizada, submetida a regras [...], sendo considerada capaz de [...] trazer a paz. [...].”
CAPELATO, Maria H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo: Unesp, 2009. p. 63, 66.
1. Que relação se pode estabelecer entre esse discurso de Vargas e a Constituição de 1937? *
1 ponto
a) Getúlio Vargas propõe, no discurso, a formação de um trabalhador ordeiro e disciplinado; e a Constituição de 1937 proíbe as greves e manifestações e garante ao Estado o controle dos sindicatos.
b) Getúlio Vargas mostrou que iria manter em seu governo o poder das oligarquias rurais, sem dar atenção aos pedidos e necessidades dos trabalhadores. Os coronéis ampliaram seu poder, dominando cada vez mais a população.
c) Getúlio Vargas defendeu, no discurso, que os trabalhadores não devem obedecer a nenhuma lei ou ordem do governo, fazendo uma revolução e tomando o poder, criando um governo dos trabalhadores.
d) Getúlio Vargas ofereceu aos trabalhadores a chance de não serem presos por casos de desrespeito à lei ou desordem, pois a Constituição de 1937 dava totais garantias de liberdade de expressão aos trabalhadores em geral.
Observe a tabela abaixo, sobre a produção econômica brasileira:
Fonte: MENDONÇA, Sônia Regina de. As bases do desenvolvimento capitalista dependente: da industrialização restringida à internacionalização. In: LINHARES, Maria Yedda (Org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 331.
2. O que se pode concluir pela leitura da tabela? *
1 ponto
a) Conclui-se que o Brasil manteve o sistema colonial de plantation (grande propriedade rural, exportação e monocultura), com a proibição da instalação de indústrias no país, atrasando o desenvolvimento econômico nacional.
b) Conclui-se que a indústria tomou conta das atividades produtivas no Brasil. A produção agrícola foi totalmente abandonada e a mão de obra que sobrou nas áreas rurais foi totalmente empregada nas fábricas do país.
c) Conclui-se que, entre 1933 e 1939, o crescimento do setor industrial superou em muito o agrícola. Além disso, é possível concluir também que, durante a Segunda Guerra (1939-1945), o crescimento industrial sofreu uma queda considerável, porém, continuou sendo mais alto do que o da agricultura.
d) Conclui-se que, entre 1933 e 1939, o crescimento do setor industrial superou em muito o agrícola. Além disso, é possível concluir também que, durante a Segunda Guerra (1939-1945), o crescimento industrial foi ainda maior, fazendo o Brasil abandonar a produção agrícola totalmente.

1 Resposta

Ver resposta
slucianapereirasoare

resposta: 1 - C

2 - D

Explicação:

confia mlk

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação