“cabe lembrar que é quase impossível falar da áfrica no singul...

“cabe lembrar que é quase impossível falar da áfrica no singular, de ‘uma’ só áfrica no brasil: são muitas as origens, as trajetórias, as culturas. a própria noção de ‘africano’ não existia entre os escravos até o século xix. a identidade de cada povo, que o mundo escravocrata dissolvia, ainda assim prevalecia sobre a ideia da identidade africana, da áfrica como terra de todos. esta só se desenvolveria na própria áfrica nos séculos xix e xx, a partir das lutas de independência [no século xx].”

qual é a crítica apresentada pela autora do texto? ​

1 Resposta

Ver resposta
lunazia

resposta:1-Logo de início, os índios receberam cordialmente os europeus em geral. Entretanto, a cobiça dos brancos por ouro, prata e artigos exóticos logo mudaria essa relação pacífica, promovendo um violento etnocídio das populações nativas. Além da destruição física propriamente dita, os nativos americanos tiveram sua cultura, seus usos e seus costumes destruídos pelos europeus, que, em nome da “civilização” e da “religião”, lhes impuseram novos idiomas e uma nova fé

2-As pessoas que nos cercam têm o poder de nos fazer engordar, consumir mais bebida alcóolica, nos preocuparmos menos com o meio ambiente e nos expormos ao sol sem a devida proteção, entre muitas outras coisas.

Não se trata simplesmente da pressão dos colegas, em que você age deliberadamente de uma certa maneira para se adequar ao grupo. É, na verdade, em grande parte uma atitude inconsciente.

3-C) os africanos têm o mesmo passado e a mesma etnia.  

O texto acima  procura destacar que o povo africano sempre procurou preservar suas crenças, culturas, modos, o que ela aponta como etnia e  passado,  no sentido de valorização cultural.

Todavia, também aponta para o fato de que apresentam baixas condições de vida, geralmente associadas a governos autoritários, o que sempre fomentava o desenvolvimento de mazelas sociais.

5- A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do Novo ... Com respeito a essa “visão do paraíso” nos trópicos, é correto afirmar: ... uma violência desumana contra os nativos do chamado Novo Mundo.

6-Este processo comparativo, classificatório e evolutivo é o trabalho do historiador atual. ... os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando grandes ... era massacrante e em geral sobreviviam cerca oito anos nesse regime. A partir do texto e de seus conhecimentos é correto: Este sistema de ...

7-Metalismo: Também chamado de bulionismo, acreditava que um país era rico na medida em que tivesse muito ouro e prata acumulados. Protecionismo: Através de uma balança comercial positiva, ou seja, exportação superior à importação, era possível acumular mais metais.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação