As multidões católicas, é claro, ficavam felizes de apanhar um...

Kamilavitorya

As multidões católicas, é claro, ficavam felizes de apanhar um pastor quando podiam, mas a morte de qualquer herege ajudaria na causa de limpar a França desses pérfidos semeadores de desordem e desunião (...). Relatos de observadores mostram que cerca de uma em cada dez pessoas mortas pelas multidões católicas nas províncias em 1572 era mulher e a proporção era mais alta em Paris (...). Os católicos não se contentavam em queimar ou afogar os corpos heréticos. Isto não era uma purificação suficiente. Os corpos deveriam ser humilhados e ofendidos um pouco mais. Sob um inquietante coro de pios e assobios, eles eram atirados aos cães, como Jezebel, eram arrastados pelas ruas, tinham seus órgãos genitais e entranhas arrancados – esses depois eram postos à venda pela cidade num comércio necrófilo. (DAVIS, Natalie. Culturas do povo – Sociedade e cultura na França moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. P. 146-150.)O texto refere-se ao massacre de São Bartolomeu, perpetrado por católicos franceses contra milhares de protestantes, em 23 de agosto de 1572. Com base no texto acima, pode-se dizer que: a) A reforma protestante foi assunto apenas de interesse das elites eclesiásticas, não atingindo a população.
b) A fé religiosa poucas vezes forneceu motivos para confrontos violentos entre diferentes setores da população.
c) A Reforma protestante não apenas contrariava os interesses dos Estados e da Igreja, mas também despertava intolerância religiosa em boa parte da população, levando em alguns casos a situações trágicas.
d) Ao longo da história, a população sempre se submeteu às decisões e aos gostos dos governantes, sem grandes mobilizações contrárias.
e) A violência por motivos religiosos é apenas característica da história recente da humanidade

1 Resposta

Explicação:

feliz dias das mulheres pra vc também

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação