Aponte a divisão do tempo histórico usualmente utilizada pelos...

Aponte a divisão do tempo histórico usualmente utilizada pelos historiadores

1 Resposta

Ver resposta
Jenifer Anchieta

1 - Não. Apesar de trabalhar com dados que se encontram no tempo passado, a ciência histórica é uma importante ferramenta para que possamos repensar a situação presente do homem.

2 - Não. A realização dos fatos históricos podem acontecer pela ação de pessoas completamente desconhecidas ou por coletividades.

3 - Tempo Cronológico e Tempo Histórico

O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.

4 - Os historiadores costumam dividir o tempo histórico da seguinte forma: Pré-História, que vai do surgimento dos primeiros hominídeos (4 milhões de anos atrás) até a invenção da escrita (4000 a.C.); Idade Antiga, que vai de 4000 a.C. até o século V d.C.; Idade Média, compreendida entre os séculos V e XV; a Idade Moderna, que fica entre os séculos XV e XVIII; e a Idade Contemporânea, que vai dos fins do século XVIII até os dias atuais.

5 - A relação do historiador com o passado acontece através do trabalho com as chamadas fontes históricas. Essas fontes podem abarcar uma série de registros do passado, entre os quais podemos incluir, o trabalho com documentos oficiais, relatórios, cartas, artefatos arqueológicos, o mobiliário, as vestimentas, as obras artísticas, as fotografias e os relatos orais. Na medida em que reúne tais fontes, o historiador busca responder às questões que levanta sobre as mesmas.

6 - O anacronismo é toda a interpretação do passado realizada a partir dos valores e conceitos desenvolvidos no tempo presente. Muitas vezes, o anacronismo dificulta o trabalho com o passado por criar interpretações que não têm relação com o conjunto de valores e ideias da época trabalhada. De tal forma, esse tipo de ação pode incorrer no desenvolvimento de interpretações incoerentes sobre as experiências, questões e modos de vida das sociedades passadas.

7 - A) pelo empobrecimento da escrita da história, hoje vinculada apenas às grandes estruturas.

8 - Entre as características da memória coletiva, é possível identificar

a ausência de mitos de origem e de grandes personagens heroicos, pois a sua marca é a produção coletiva da memória, o que leva ao reconhecimento das pequenas ações cotidianas dos sujeitos anônimos na história.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação