Alguém pode fazer um resumo pra me sobre a cidade de salvador...

Alguém pode fazer um resumo pra me sobre a cidade de salvador nos dias atuais?
urgente

1 Resposta

Ver resposta
Emanuel Uribe

Acidade de salvador

emoldurada pela baía de todos os santos e por praias de grande beleza natural, salvador, patrimônio cultural da humanidade, preserva um conjunto arquitetônico que representa um pedaço vivo da história do brasil, de que foi a primeira capital.

salvador, capital do estado da bahia, e do brasil até 1763, situa-se no recôncavo baiano, às margens da baía de todos os santos, que se abre para o oceano atlântico. a média térmica anual é de 24o c, e o total anual de precipitações alcança 2.200mm. a estação seca é pouco pronunciada e o período mais chuvoso corresponde aos meses de outono-inverno.

história

salvador foi fundada pelo primeiro governador-geral do brasil, tomé de sousa, em 1549, por ordem de d. joão iii, que resolveu ali instalar a sede do governo da colônia a fim de promover seu desenvolvimento e coordenar a defesa contra índios e piratas. o núcleo original da cidade surgiu na colina da sé, parte plana do alto da escarpa, e estendeu-se para oeste, até o vale que corresponde à atual baixa do sapateiro. no século xvi, salvador limitava-se à área hoje compreendida entre o pelourinho e a praça castro alves.

elevador lacerda – salvador

nos primeiros tempos de sua história, salvador viveu momentos dramáticos. em 1624 foi atacada pelos holandeses, que capitularam no ano seguinte; em 1627 ocorreu nova investida dos holandeses, e em 1638 o conde maurício de nassau chegou com tropas destinadas ao assalto da cidade. as forças do último invasor holandês foram expulsas em 1654. no século xviii a cidade tornou-se palco de diversos movimentos pela independência nacional; houve levantes armados, que foram sufocados pelas forças imperiais.

a expansão da lavoura canavieira no recôncavo teve reflexos no desenvolvimento da cidade, que experimentou forte surto de crescimento até meados do século xviii. nesse período construíram-se palácios e solares, conventos e igrejas que ampliaram os limites da cidade em direção ao alto das colinas: para o norte, o convento do carmo e a capela de santo antônio; para o sul, o convento de são bento; e para oeste, o do desterro. em 1763 a capital do brasil foi transferida para o rio de janeiro e teve início uma fase de queda gradativa do ritmo de crescimento de salvador. até o século xix, a cidade baiana limitava-se a leste pelo dique de tororó, construído durante a ocupação holandesa, ao sul pelo forte de são pedro e ao norte pelo forte do barbalho.

no final do século xix, o ritmo de crescimento foi retomado e se acelerou na segunda metade do século xx, graças sobretudo à exploração do petróleo — com a instalação da refinaria de mataripe e de outras unidades da petrobrás — e à implantação do centro industrial de aratu. ampliou-se a oferta de empregos, assim como a formação de mão-de-obra e a circulação de riqueza. a partir de então, a cidade consolidou suas funções de metrópole regional e cresceu na direção das praias e colinas

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação