A) Segundo o texto, os presos por motivos sociais eram enviado...

A) Segundo o texto, os presos por motivos sociais eram enviados para a Casa de Detenção, sumariamente, sem processo ou inquérito". O que essa prática indicaria sobre o governo de Getúlio Vargas? b) Explique o trecho "o Governo Provisório principiava a crer na ameaça que significava aquela doutrina que empolgava os homens”.me ajudem pfvr

1 Resposta

Ver resposta

Interpretando os fragmentos de texto, podemos concluir que as pessoas presas sumariamente e enviadas às “casas de detenção” tratam-se de trabalhadores sindicalistas e militantes políticos.

 

Durante o Governo ProvisórioVargas ainda não havia assegurado a legitimidade de seu governo, de modo que sofria pressões dos mais diversos setores sociais. As prisões sumárias mencionadas, então, foram um mecanismo de coerção de membros da classe operária que estivessem fazendo de alguma forma oposição a seu governo.

 

Tal comportamento revela a postura autoritária de Vargas no tocante ao jogo político e sua ideologia administrativa: nenhuma forma de oposição seria tolerada.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação