“A promulgação da lei dos cercamentos em 1710, pelo Parlamento...

Marta Queirós

“A promulgação da lei dos cercamentos em 1710, pelo Parlamento inglês, estabeleceu-se como uma das primeiras formas de exclusão no campo propiciadas pelo Estado, durante o século XVI. O escritor, Thomas Morus analisou as mudanças ocorridas no interior do país, na área rural e assim descreveu: “A paisagem era desoladora. Carneiros ferozes devastavam os campos. As cabanas eram destruídas. Aldeias desapareciam. Igrejas viravam estábulos. Desesperados, bandos humanos arrastam-se pelas estradas. Mendigavam. Roubavam. Disputavam violentamente um pedaço de pão. (...) De fato, os campos de diversas regiões eram tomados pela criação de carneiros. No lugar dos muitos braços para o cultivo da terra, poucos pastores podiam cuidar de enormes rebanhos. (...) Os antigos campos de cultivos abertos e as terras comuns, que favoreciam o trabalho coletivo, cediam lugar á apropriação individual. Uma nova paisagem se delineava no campo. Cercas demarcavam os limites dos latifúndios, as grandes propriedades. Demarcavam também a área de pequenos sítios, pequenas extensões de terras que alguns camponeses haviam conseguido manter sob sua propriedade. O cercamentos das terras, como tais mudanças foram denominadas, constitui-se em um dos aspectos mais importantes do longo processo de transição do feudalismo para o capitalismo.” (A Utopia. Thomas Morus, século XVI)

capitalismo.” (A Utopia. Thomas Morus, século XVI)
a) (valor 0,6) - O que os cercamentos significaram para a maioria dos camponeses que viveram no país nesta época? Descreva:


b) (valor 0,5) - Explique o que eram os chamados, cercamentos?


c) (valor 0,5) - Partindo das informações do texto acima, podemos afirmar que a promulgação da lei dos cercamentos na Inglaterra do início do século XVIII:
( ) viabilizou a compra de terras por parte dos camponeses pobres.
( ) pressionou os camponeses a migrarem para as cidades, onde a indústria se desenvolvia.
( ) inviabilizou o desenvolvimento da indústria.
( ) atraiu para o campo as pessoas que moravam nas cidades.

3) “O rei reina, mas não governa”. Esta frase resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra, a Revolução Gloriosa. A partir desta revolução foi assinado o documento, “Bill of Rights” (Declaração de Direitos), em 1688. Depois dele a monarquia absolutista foi extinta e a Inglaterra se tornou uma Monarquia Parlamentarista. O cenário político mudou radicalmente. O rei não poderia mais anular as leis que fossem aprovadas pelo Parlamento. Se tomasse qualquer ação administrativa sem consultar o Parlamente, esta seria ilegal e ficaria sem efeito. Sendo assim, o monarca assumia uma função decorativa ao estar subordinado às ações do Parlamento.

Considerando as ideias expostas no texto, responda as questões “A” e “B”:

A) (valor 0,5) - A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar:
( ) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo parlamentarismo;
( ) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
( ) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico.
( ) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;

B) (valor 0,5) - A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:
( ) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
( ) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
( ) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
( ) a vontade do rei, independentemente do Parlamento.

1 Resposta

Tira Duvidas

1) C - ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.

2) B - pressionou os camponeses a migrarem para os centros urbanos, onde a indústria se desenvolvia.

Explicação: Classroom

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação