'a mão de obra empregada na montagem dos engenhos de açúcar no...

"a mão de obra empregada na montagem dos engenhos de açúcar no brasil foi predominantemente indígena. os primeiros escravos africanos começaram a ser importados em meados do século xvi; seu empregonos engenhos brasileiros, contudo, ocorria basicamente nas atividades especializadas. por esse motivo, eram bem mais caros que os indígenas: um escravo africano custava, na segunda metade do século xvi, cerca de três vezes mais que um escravo índio. após 1560, com a ocorrência de várias epidemias no litoral brasileiro (como sarampo e varíola), os escravos índios passaram a morrerem proporções alarmantes, o que exigia reposição constante da força de trabalho nos engenhos. na década seguinte, em resposta à pressão dos jesuítas, a coroa portuguesa promulgou leis que coibiam de forma parcial a escravização de índios. ao mesmo tempo, os portugueses aprimoravam o funcionamento do tráfico negreiro transatlântico (marquese, rafael de bivar. a dinâmica da escravidão no brasil. resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos xvii a xix. novos estudos - cebrap, n. 7^, 2006. p. 111).

a) explique p o r que, com base no texto, a m ão de obra indígena foi p red o m in an te n a m ontagem dos engenhos de açúcar no brasil até p o r volta de 1560.
b) por q u e o escravo africano era m ais caro que o indígena?
c) explique os três fatores que levaram à progressiva substituição da mão de obra escrava indígena pela africana nos engenhos de açúcar.

1 Resposta

Ver resposta
Pattiniantonia

Olá, 

A) Com base nas informações do texto, a mão de obra indígena foi predominante em função do baixo custo. Também podemos incluir o fato de que os índios já estavam no Brasil, portanto, escravizá-los e submetê-los ao trabalho era mais rápido, portanto, beneficiava a logística portuguesa.

B) O escravo africano era mais caro por ser especializado. A mesma lógica se aplica até nos dias de hoje; um trabalhador especializado sempre custa mais caro. Entre outras razões, os africanos também eram mais fortes e resistentes que os índios para o trabalho braçal.

C) As três causas da substituição do trabalho indígena pelo africano foram: a morte de um número alarmante de indígenas devido doenças, a pressão jesuíta para que a coroa desse maior "proteção" aos índios, e os portugueses estavam aprimorando o tráfico negreiro, algo que também rendia lucros a elas.

Espero ter ajudado!​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação