A música abaixo, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, retrata um...

A música abaixo, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, retrata uma realidade que caracteriza a América Latina, onde "pobres e pretos", na linguagem dos cantores e compositores, são tratados da mesma forma. Essa imagem, criada em tempos históricos passados e reprisados em dias atuais, representam uma visão:Eurocêntrica.
Euroamericana.
Indoeuropeia.
Americocêntrica.

(https://www. youtube. com/watch?v=mUhszx452bY)Haiti - Letra e música de Gilberto Gil e Caetano Veloso

3.Na letra da música é possível identificar fatos da vida real que caracterizam as relações sociais na América Latina, que vitimam seres humanos aqui e no Haiti. Que fatos podem ser elencados?

4.O tema proposto em seu livro didático diz respeito à independência do Haiti e da América Espanhola. Mesmo sabendo que os colonos do Haiti e da própria América Espanhola se insurgiram e lutaram em favor de sua independência, como é mostrado em seu livro didático. Contudo, confrontando as informações acerca das insurgências que culminaram com a independência do Haiti e a letra da canção cantada por Emicida e Nyack, é possível dizer que a independência do Haiti é hoje consolidada? Justifique sua resposta.

5.Olhando para o mapa da página 106, é possível vê o mapa do Haiti, após a sua independência. Antes de tornar-se independente, o Haiti era colônia:

Da Inglaterra.
Da Alemanha.
Da França.
De Portugal.

6.A independência do Haiti esteve relacionada a um evento francês, que influenciou a independência de muitas colônias americanas, como a independência do próprio Brasil. Esse evento, foi:

A queda da Bastilha.
A Revolução Francesa.
A ascensão da burguesia francesa.
18 Brumário.

7.Explique as influências diretas para a independência do Haiti, a partir do governo dos jacobinos e de Napoleão Bonaparte. *

1 Resposta

Ver resposta
filhadoRei8

A América Latina foi apontada como a região do mundo com a maior desigualdade de renda no relatório de desenvolvimento humano de 2019 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançado em dezembro. Os 10% mais ricos da América Latina concentram uma parcela maior da renda do que qualquer outra região (37%), afirmou o relatório. E vice-versa: os 40% mais pobres recebem a menor fatia (13%). Segundo Stiglitz, a exploração dos colonizadores semeou a desigualdade na América Latina, bem como a distribuição desigual de terras nas economias agrárias contribuiu para "a criação de algumas famílias muito ricas e muitas famílias muito pobres". ... E a taxa de extrema pobreza alcançou o triplo (18%). A grande disparidade latino-americana também envolve a cor da pele ou a etnia: em comparação com os brancos, os negros e indígenas têm mais possibilidades de ser pobres e menos de concluírem a escola ou conseguirem um emprego formal.

espero ter ajudado :)​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação