A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicame...

A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicamente ao contexto da Guerra Fria, poisAa imprensa liberal brasileira alegou ter descoberto um plano conspiratório comunista que ameaçava o Brasil, o Plano Cohen, razão pela qual conclamava a população a apoiar a ditadura militar como uma medida preventiva, a fim de evitar que o Brasil fosse dominado pelos comunistas. Bos militares foram influenciados pela Doutrina de Segurança Nacional, discurso de propaganda ideológica desenvolvido nos Estados Unidos durante a II Guerra, que justificou a decretação de Estado de sítio em 1964, em razão da legalização do Partido Comunista aprovada pelo Congresso Nacional. Ca Igreja Católica, após a decisão de Cuba em adotar o regime socialista, em 1961, clamou às Forças Armadas e à população em geral pegar em armas e sair às ruas contra o "perigo vermelho", alegando que os comunistas estavam ganhando terreno na América Latina. Do governo dos Estados Unidos se empenhou em assegurar o golpe civil-militar de 1964 em nome da defesa da democracia, por meio da Operação Brother Sam, acionada caso houvesse alguma resistência na deposição de João Goulart, identificado pelos setores conservadores como um presidente simpatizante dos comunistas. Ea economia nacional, durante o período da ditadura militar, viveu um crescimento contínuo (milagre econômico), uma vez que, com o apoio dos Estados Unidos, o Brasil passou a integrar a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em nome do fortalecimento do bloco capitalista.#QuestõesdeConcurso

1 Resposta

Ver resposta
Yarawaneska

a) Origem e significado da palavra democracia

O termo "democracia" apareceu pela primeira vez no antigo pensamento político e filosófico grego na cidade-Estado de Atenas durante a antiguidade clássica. ... Todos os cidadãos elegíveis eram autorizados a falar e votar na assembleia, que estabelecia as leis da cidade-Estado.

b)Oque é ostracismo

na antiga Grécia, desterro político, que não importava ignomínia, desonra nem confiscação de bens, a que se condenava, por período de dez anos, o cidadão ateniense que, por sua grande influência nos negócios públicos e por seu distinto merecimento ou serviços, se receava que quisesse atentar contra a liberdade pública

c)Quem podia exercer a democracia?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filho de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

d)Nome do"pai da democracia":

Clístenes (em grego: Κλεισθένης, translit. Kleisthénês; Atenas, 565 a.C. — Atenas, 492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação