9.). Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com repr...

9.). Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do certanismo paulista como o elo decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de San Paulo, Geográfico de São Paulo ao longo das três primeiras décadas do século XX.MARINS, P. C. G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratistica monárquica europeia. Revista do LEB, n. 44, tev. 2007.

A prática governamental descrita no texto, com a escolha dos temas das obras, tinha como propósito a construção de uma memória que

a-) Valorizasse a figura do Bandeirante, tido como o herói responsável pela expansão do território brasileiro e pelo encontro de ouro e pedras preciosas na região de Minas Gerais. Atualmente, esta memória do bandeirante como um herói vem sendo revista pela historiografia, dado ao fato que os bandeirantes também foram responsáveis pela escravidão e genocídio de populações indígenas.

b.) Resgata a resistência das populações africanas diante da escravidão.

C-) Valoriza o papel das populações indígenas na formação da identidade brasileira.

d-) Evidencia a importância da produção artística no contexto regional.

0 Respostas

Ivansouza está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação