6) Leia o trecho abaixo, do historiador britânico Kenneth Maxw...

6) Leia o trecho abaixo, do historiador britânico Kenneth Maxwell, pioneiro na análise dos processos que envolveram os acusados de inconfidência na Conjuração Mineira de 1789:O exemplo da revolução americana foi particularmente adequado porque os conspiradores viam notável semelhança entre a causa dos acontecimentos da América do Norte e a sua própria situação: “porque à América Inglesa nada a obrigou ao rompimento, senão os grandes tributos, que lhe taxaram” (ADIM, 1791, p. 230), declarou um dos conspiradores. [...] No início de 1789, uma formidável conspiração tinha sido organizada em Minas Gerais, apoiada por alguns dos mais ricos e mais importantes homens da capitania e contando com o apoio significativo da tropa regular aquartelada na região, incluindo seu comandante-chefe. MAXWELL, Kenneth. Conjuração mineira: novos aspectos. Estudos Avançados, p. 21-22, 1989. Disponível em: Acesso em: 6 out. 2018.
Com base nas informações acima, é correto afirmar que a Conjuração Mineira consistiu: *
A) Em uma rebelião popular que pretendia libertar o Brasil do domínio de Portugal baseada nos ideais republicanos e nas ideias de liberdade e igualdade.
B) Na idealização de um projeto de emancipação da capitania de Minas Gerais em moldes republicanos, inspirado nas experiências revolucionárias dos Estados Unidos.
C) Na implantação de uma república na capitania das Minas Gerais no final do século XIX chefiada por membros das elites locais.
D) Em um movimento liderado por Felipe dos Santos Freire na capitania das Minas Gerais que defendia o fim das Casas de Fundição e a diminuição da fiscalização metropolitana.

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

caramba desculpa não consegui intende

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação