5. 'A luta pela independência na América espanhola implicou um...

5. "A luta pela independência na América espanhola implicou uma passagem de todo o poder político àqueles que já possuíam a maior parte do poder econômico. Mesmo que no curso das guerras pela independência muitos aventureiros surgidos no seio popular se hajam transformado em chefes militares afortunados e tenham ficado com parte do poder político que os latifundiários, donos de minas e grandes mercadores exigiam para si, isso não altera muito o quadro. De qualquer modo o comércio foi liberado, a aristocracia criolla - que cheirava a esterco, como dizia Sarmiento na Argentina - veio a ocupar o vértice da pirâmide política e a riqueza expropriada aos trabalhadores nativos não perdeu mais a parte tributada à Espanha."(POMER, Leon. As independências na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 12-13.)
É correto afirmar que a luta pela independência da América espanhola caracterizou-se:

A) Por lutas sociais cuja finalidade era a implantação de sociedades republicanas, fundadas nas ideias de liberdade e igualdade, ou seja, no pensamento iluminista.

B) Por movimentos apoiados pela Inglaterra, que tiveram por objetivo o fim do monopólio comercial imposto pela metrópole espanhola, ou seja, a ruptura do chamado pacto colonial.

C) Por uma mobilização que buscou instaurar monarquias parlamentares, inspiradas principalmente no modelo inglês e estruturadas de acordo com o pensamento liberal.

D) Como conjunto de movimentos sociais antiescravistas de caráter burguês que objetivavam promover um desenvolvimento capitalista no continente.

E) Por uma transformação na estrutura social, que possibilitou aos trabalhadores nativos o acesso à propriedade da terra.

0 Respostas

Lauraa está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação