30 padre vieira apresentou, em um de seus sermões, uma espécie...

30 padre vieira apresentou, em um de seus sermões, uma espécie de autocompreensão da ação evangélica no novo mundo. a precisão das palavras e dos verbos que expressam os movimentos de um escultor revelam um extraordinário domínio da língua portuguesa, da qual vieira foi considerado, pelo poeta fernando pessoa, o "imperador". leia o texto e depois responda às questões propostas: "concedo-vos que esse índio bárbaro e rude seja umo pedro: vede o que foz em uma pedra o orte. arronca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura, informe, e depois que desbastou o mais grosso, tomo o maço, e o cinzel na mão, e começa a formar um homem, primeiro membro a membro, e depois feição por feição, até a mais miúda: ondeia-lha os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, afia-lhe o nariz, abre-lhe a boca, avulta-lhe as faces, torneia-lhe o pescoço, estende-lhe os braços, espalma-lhe as mãos, divi-de-fhe os dedos, lanço-lhe os vestidos: aqui desprego, oli arruga, recama: e fica um homem perfeito, e talvez um santo, que se pode pôr no altar".vieira, antônio. "sermão do espírito santo". sermões. porto: lello & irmão, 1959. v. v. p. 424.a)a arte que faz do indígena um homem, na visão de vieira, é uma forma de substituir, metaforicamente, a catequese? por quê? /hib)a ação do colonizador-missionário é semelhanteà criação do homem por deus? justifique./h7/h8c)a igreja pode ser considerada uma forma depurgatório para os indígenas? por quê?


30 padre vieira apresentou, em um de seus sermões, uma espécie de autocompreensão da ação evangélica

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thaianecb

A - Sim, pois esta descrição simboliza a transformação de um material bruto - do ponto de vista dos europeus, um indígena não-catequizado, um "selvagem" - em uma obra de arte - um homem civilizado, cristão, quase um europeu.


B - Sim, a ação do colonizador é semelhante à ação de Deus na medida em que os dois tomam nas mãos um material bruto - o barro, no caso de Deus, e um "selvagem", no caso do colonizador - e construíram, a partir dele, um homem.


C - A Igreja pode ser considerada um purgatório na medida em que o purgatório é o lugar onde as almas penitentes aguardam para que possam ser purificadas de seus pecados antes de entrar no reino dos céus. Do mesmo modo, o indígena era considerado um selvagem, mas se passasse pela Igreja era "purificado" de sua "selvageria" e poderia ingressar na sociedade dos homens brancos - que poderia ser visto como uma espécie de "paraíso".

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