3.Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popu...

3.Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à: a) organização da Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário para o país.
b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial.
c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética.
d) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.
e) rivalidade entre integralistas e aliancistas, os quais mobilizaram o país, ampliando o clima de confrontos.

1 Resposta

Ver resposta
Elainecfos Isadora

A ação integralista desejava instalar no Brasil uma ditadura parecida com a do fascista Benito Mussolini na Itália. Essa organização queria um governo muito autoritário, sendo dirigido por um só chefe de partido único.E ainda o predomínio dos interesses da nação sobre os do indivíduo,o uso da violência contra adversários políticos – principalmente contra os comunistas – e a censura aos meios de comunicação.

Já os Aliancistas (A ANL) se definia como um movimento popular e durante sua existência reuniu diferentes forças políticas como socialistas,anarquistas e comunistas. Defendia o não pagamento da dívida externa brasileira, a nacionalização das empresas estrangeiras, a reforma agrária e a formação de um governo popular.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação