3. Desde a Antiguidade, civilizações com mais recursos buscava...

3. Desde a Antiguidade, civilizações com mais recursos buscavam invadir terras alheias a fim de garantirem mão de obra, matéria-prima e passagem para seus exércitos. Um desses recursos foi o imperialismo. Qual é a ideia ou o significado de imperialismo?4. A Inglaterra foi considerada uma grande potência mundial nesse período e se tornou o país líder na nova onda de colonização devido sua posição em relação a Revolução Industrial. A Inglaterra conquistou diversas regiões na África e na Ásia. Quais foram os países asiáticos dominados pelos Ingleses? E quais foram os métodos utilizadas por eles nesses países?

5. O processo de dominação imperialista, nem no período de colonialismo e nem posteriormente no neocolonialismo, aconteceu de forma pacífica como muitos autores ou textos apresentam. Aconteceram vários movimentos de resistências por meio de revoltas populares. Quais foram as principais revoltas que aconteceram durante a ocupação nos países asiáticos?

6. Marque a alternativa correta. Para justificar o processo de colonização os países imperialistas usavam alguns princípios ideológicos tais como:

a) ( ) Levar civilização.

b) ( ) Levar infraestrutura.

c) ( ) Levar recursos financeiros.

d) ( ) Levar sanitarização.

7. O quadro a seguir é um quadro comparativo entre o colonialismo e o neocolonialismo. Com base no quadro assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a) ( ) A principal área de dominação pelo colonialismo europeu se deu na África, Ásia e Oceania.

b) ( ) O neocolonialismo aconteceu durante na fase do capitalismo financeiro e monopolista industrial.

c) ( ) A burguesia foi a principal patrocinadora tanto do processo de colonialismo como do neocolonialismo.

d) ( ) As principais justificativas ideologias no período colonialista era a missão civilizatória e do neocolonialismo a expansão da fé cristã.

e) ( ) A garantia de mercado consumidores para os produtos industrializados foi um dos objetivos econômicos do colonialismo.

f) ( ) O controle dos mercados externos para investimentos de capitais excedentes era um dos objetivos do neocolonialismo.

8. A ocupação do continente africano pelas nações europeias não aconteceu pacificamente. Em todo o continente, explodiram movimentos de resistência que enfrentaram a dominação europeia. Quais foram os fatores que contribuíram para que os países europeus saíssem vitoriosos?

9. A seguir, destacamos algumas informações sobre os movimentos de resistência em diferentes partes do continente africano. Associe o país às informações sobre o seu movimento de resistência.

a) Egito ( ) tentou garantir sua independência em duas guerras travadas contra os
franceses, porém foi derrotada. Movimentos de resistência pipocaram
na sociedade malgaxe constantemente até a década de 1920.

b) Somália ( ) foi o movimento de resistência contra a presença europeia que
teve maior duração.

c) Líbia ( ) movimento de resistência relacionado com o conceito de Jihad (guerra
santa do Islã) era luta pela libertação do domínio europeu, e serviu de
inspiração patriótica para movimentos de independência que ocorreram
mais tarde.

d) Madagáscar ( ) chamada Revolução Urabista, liderada pelo coronel Ahmad
Urabi, encabeçada pelo exército que visava libertar da crescente
influência britânica.

10. A ocupação do continente africano pelas potências europeias foi justificada como uma missão civilizatória. Essa justificativa, no entanto, era apenas um pretexto utilizado pelos países europeus para mascarar o real objetivo de impor um processo exploratório intenso sobre a África. A ocupação desse continente era também justificada a partir de teorias racistas muito comuns no século XIX. Qual foi a teoria racista em voga e qual era o seu fundamento?


3. Desde a Antiguidade, civilizações com mais recursos buscavam invadir terras alheias a fim de gar
3. Desde a Antiguidade, civilizações com mais recursos buscavam invadir terras alheias a fim de gar

1 Resposta

Ver resposta
kellysouzacristine

resposta:

Explicação: 3= R A ideia principal do imperialismo – um povo ou nação que domina outro território – existiu desde os tempos mais remotos. Desde a Antiguidade, civilizações com mais recursos buscavam invadir terras alheias a fim de garantirem mão de obra, matéria-prima e passagem para seus exércitos.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação