2. A Lei Áurea garantiu a liberdade para as pessoas escravizad...

2. A Lei Áurea garantiu a liberdade para as pessoas escravizadas de maneira imediata, e os donos de escravos não receberam nenhum tipo de indenização. Com essa lei, os libertos agora estavam livres para buscarem uma vida melhor. Após a leitura do texto posicione sobre como ficou a vida das pessoas escravizadas após serem libertos. 3. Das alternativas a seguir assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Sobre a vida das pessoas escravizadas, em liberdade após a abolição, pode-se dizer que
a) (   ) uma das reações dos libertos foi mudarem-se de lugar.
b) (  ) muitos pessoas escravizadas acabaram abandonando as fazendas nas quais foram escravizados e mudaram-se para outras ou então foram para cidades.
c) (  ) as migrações, eram uma ação mais realizada pelos homens jovens, por terem melhores possibilidades de estabelecerem-se em uma terra para cultivá-la.
d) (  ) os libertos aceitavam pacificamente as condições de trabalho degradantes, não buscavam melhores salários, tornando a situação bastante cômoda para os grandes proprietários e as autoridades daquela época.  
e) (   ) os grupos de libertos que migravam sofriam com a repressão e foram  taxados de vadiagem e vagabundagem.
f) (  ) a falta de reforma agraria após a abolição da escravatura, foi definidora para garantir a manutenção do liberto como um indivíduo marginal e subalterno na pirâmide social.
g) (  ) a falta de acesso à educação por parte dos libertos, foi uma questão fundamental para manter esse grupo marginalizado. Sem acesso ao estudo, esse grupo permaneceu sem oportunidades para melhorar sua vida.

4. O texto diz que “A abolição da escravidão, o crescimento das teorias racialistas, bem como a ausência de qualquer política de amparo material para essas pessoas, e o silêncio a esse respeito levam a crer mais em uma tecnologia de governo pautada em higienização popular e eliminação de uma espécie de inimigo.” Explique qual era perspectiva dessa teoria em relação aos libertos.

5. Marque a alternativa correta. Na transição do Império para a República, percebe-se que, para as pessoas negras recém libertas, a única mudança foi da casa grande para
a) (   ) os subúrbios e para as primeiras favelas do país
b) (   ) os grandes centros urbanos
c) (   ) as grandes propriedades rurais
d) (   ) as Senzalas

6. Nos conturbados anos 1930, o Brasil, diante das falhas das primeiras décadas da República, precisava criar uma nova imagem, para marcar o novo momento. É neste contexto que o governo Getúlio Vargas se apropria da ideia de democracia racial, cunhado pelo sociólogo Gilberto Freyre. Qual era a intensão do governo nesse momento com esse conceito de democracia racial?

7. A transição para um país “moderno” estaria condicionada à eliminação de um novo inimigo, no caso, a presença das pessoas negras. Dessa forma, o progresso nacional somente aconteceria se fosse adotada uma política de embranquecimento da população. Nesse contexto, das alternativas a seguir, qual era a medida para que isso acontecesse?
a) (   ) Aumento do processo de imigração de europeus para o Brasil.
b) (   ) Aumento do processo de imigração do Brasil para Europa.
c) (   ) Aumento do processo de expatriação de trabalhadores estrangeiros.
d) (   ) Diminuição de processo de imigração de europeus para o Brasil.​

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

Os escravos foram explorador por anos , sem salários, sem terras ,sem nem um tipo de remuneração pelos trabalhos prestados ,tornado -os totalmente dependentes de seus senhores , quando são libertos ,sem nenhuma remuneração, muitos preferiram ficar com seus antes senhores para garantir seu alimento ,com toda certeza passaram muitas dificuldades ,já que não receberam e construíram nada ao longo dos anos ,muitos passando fome, sem terras ou seja moradia.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação