1) O evolucionismo foi uma corrente em antropologia social do...

1) O evolucionismo foi uma corrente em antropologia social do século XIX que se utilizou amplamente de ciências nascentes, como história, geografia, filologia e arqueologia, para extrair suas ideias e hipóteses sobre a evolução linear dos vários povos no mundo. Quais foram os estágios históricos evolutivos e seus respectivos avanços tecnológicos paralelos sustentados por Morgan, ao aproveitar-se da abundância de ciências humanas nascentes em seu tempo? A) No estágio de selvageria, houve o domínio do fogo, da madeira e da cerâmica; na barbárie, a domesticação de animais, a agricultura e a metalurgia; e, na civilização, o alfabeto e a escrita.
B) O animismo foi a base de todas as religiões, porque a crença em espíritos animadores da natureza é fundante de todas as outras crenças, inclusive do islamismo e totemismo.
C) Houve evolução cultural-religiosa dos estágios de magia e religião, culminando na ciência, de modo que a mágica e a ciência se assemelhavam, pois ambas tinham poder explicativo e uma não existiria sem a outra.
D) No estágio teológico, o homem buscava respostas em deuses. No estágio metafísico, o homem alça-se um passo à frente e começa a pensar em termos filosóficos. Por fim, no estágio científico, o homem liberta-se da religião.
E) No estágio do Paleolítico, houve o domínio do fogo, da madeira e da cerâmica; no mesolítico, a domesticação de animais, a agricultura e a metalurgia; e, no Neolítico, o alfabeto e a escrita.

0 Respostas

Alves está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação