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1) "no século xix, a europa presenciou amplo desenvolvimento tecnológico e industrial, que permitiu sua evolução econômica e a afirmação como o continente mais poderoso do mundo até a primeira guerra mundial. ao mesmo tempo em que crescia internamente, o continente se expandia para fora de seus domínios, conquistando terras, pessoas e novas riquezas na áfrica e ásia, numa reedição do colonialismo do antigo regime. no entanto, não bastava conquistar tais territórios e impor uma dominação à força em suas populações: era preciso justificar a razão daquele domínio e gerar um argumento incontestável. para tal fim, os pensadores e intelectuais europeus utilizaram-se do conceito de ciência, tido como um saber superior e acessível a poucas pessoas. a explicação ficava clara: os europeus, donos da ciência e do desenvolvimento, se dirigiam àquelas novas terras para "salvar" suas populações do estado de barbárie e abandono em que estavam. justificava-se o imperialismo por meio de argumentos científicos, baseados na superioridade técnica e racial do europeu branco sobre o africano e o asiático: cientificamente falando, o europeu tinha o direito de dominar os novos colonos porque era de uma civilização mais avançada, dado o desenvolvimento que mostrava e o poder de seu conhecimento. esta forma de se compreender o mundo, isto é, baseada no cientificismo que transforma as realidades sociais, frutos de uma certa ordem histórica que nunca é absoluta, em verdades absolutas e incontestáveis porque comprovadas pela ciência, tornou-se em pouco tempo a tônica de todo o pensamento do velho continente, espalhando-se para diversos campos do saber. é no século xix que a historiografia realmente acontece como uma expressão da ciência , pois, nesse século, ela passa, de forma decisiva, a sofrer influência das teorias que os historiadores europeus desenvolveram para a escrita da história. considerando o contexto descrito no texto anterior, assinale a alternativa que apresenta corretamente os princípios norteadores da escola metódica. selecione uma alternativa: a) a diversidade, a imparcialidade e a história cultural. b) a subjetividade, a intencionalidade e a cronologia. c) a subjetividade, a parcialidade e a cronologia. d) a racionalidade, a intencionalidade e a cronologia. e) a racionalidade, a intencionalidade e a história oral.

1 Resposta

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a) a diversidade, a imparcialidade e a história cultural.

Falso. A escola metódica não estava alinhada à diversidade ou à histórica cultural, fenômenos trabalhados pelos Annales.


b) a subjetividade, a intencionalidade e a cronologia.

Falso. Os historiadores da escola metódica discordavam do caráter subjetivo da história.


c) a subjetividade, a parcialidade e a cronologia.

Falso. A subjetividade não era  parte do alinhamento metodológico destes historiadores.


d) a racionalidade, a intencionalidade e a cronologia.

Correto. Era importante, para estes homens, estudar o mundo a partir de uma ordem linear e cronológica, numa perspectiva racionalizante e que encontrasse nas intencionalidades a verdadeira raiz dos problemas.


e) a racionalidade, a intencionalidade e a história oral.

Falso. A História Oral não é parte do escopo de trabalho da Escola Metódica.


abraços!

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