1-Defina transcedência? 2- O que diz a teologia sobre transce...

1-Defina transcedência?2- O que diz a teologia sobre transcedencia?
3-como se manifesta a transcedencia na experiencia religiosa?
4-Realize um texto sobre como se da a transcedencia da religião católica
5-que motivo leva as pessoas a terem uma religião

1 Resposta

Ver resposta
Emmanuelle Teles

NA DINÂMICA do campo religioso brasileiro, grupos diferentes surgem constantemente, permanecendo alguns, desparecendo outros. Este trabalho constitui uma tentativa de mostrar como esses grupos situam-se num gradiente que caminha do momento inicial de um grupo até sua institucionalização final, seja em forma de igreja ou outra segundo sua maneira de instituir o sagrado. A referência teórica principal é o conceito de “sagrado selvagem” de Roger Bastide.

ABSTRACT

WITHIN the dynamics of the Brazilian religious milieu, different groups are constantly emerging – some remain, while others disappear. This essay is an attempt to show how these groups constitute a gradient, a continuum that stretches from their inception to their ultimate institutionalization, either as a church or in peculiar manners of institutionalizes sacredness. The main theoretical reference is Roger Bastide's concept of “savage sacredness”.

 

 

EM 10 DE ABRIL de 1974 falecia em Paris, aos 76 anos, Roger Bastide, pioneiro da Sociologia da Religião no Brasil. O serviço fúnebre, oficiado na capela protestante da Clínica de Maisons-Laffite pelo pastor Raymond Leenhardt, do Instituto de Línguas Orientais da Sorbonne, foi acompanhado por "tambores religiosos, alternando toques brasileiros e africanos, reunindo assim numa só homenagem as religiões que sem dúvida formavam o pano de fundo de todo o pensamento de Roger Bastide, homem e sociólogo: o protestantismo e os cultos afro-brasileiros"1.

É extraordinário que um protestante de tradição calvinista, formado, portanto, no rigor dogmático e ético da Reforma franco-suíça, com seu culto extremamente intelectual e, diríamos mesmo, desencantado e quase secular, beirando o profano no sentido puramente técnico deste termo, tivesse uma cerimônia fúnebre de tal natureza. Pois que os tambores afros não representavam outra coisa se não o mistério de cultos em que os deuses se mostram de maneira diferente, não enquadrados em dogmas ou éticas institucionais.

Talvez um trecho do sermão fúnebre do pastor Leenhardt nos ajude a entender a personalidade de Bastide, personalidade que o levou a perseguir tenazmente a percepção do sagrado nas religiões. Disse o pregador: "Sua grandeza d'alma se desenvolveu estreitamente ligada ao torrão cevenol, e a mensagem evangélica trouxe ao vigor de seu pensamento uma abertura, um equilíbrio entre espírito e coração…"2.

Há, neste trecho do sermão, uma chave para entender a razão do porque um protestante, formado e preso a uma tradição religiosa fortemente instituída, pode abrir-se para religiões sem dogmas e a-éticas e praticamente semi-institucionalizadas, ou mesmo anteriores a qualquer institucionalização.

O pastor Leenhardt faz uma ligação entre a mensagem evangélica que Bastide recebera na sua formação na região de Cévennes, na França, teatro de terrível guerra religiosa provocada pela revogação do Edito de Nantes, em 1685, por Luís XIV, e o equilíbrio entre o espírito, aqui a razão, e o coração, isto é, a emoção. Pode-se inferir que a tradição de lutas religiosas pode introduzir numa cultura religiosa minoritária fortes traços emocionais que se superpõem à religiosidade dogmática e mesmo intelectual.

Explicação:

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação